Formação de profissionais de saúde com ênfase na Atenção Primária à Saúde (APS) em diferentes países:
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Como Citar

Alvarenga, J. da P. O., Santos, P. V. F. P. dos, Magalhães, D. M. dos S., Jesus, E. A. de, Marzola, R. F., Lorenzo, C. F. G., Mendonça, A. V. M., & Sousa, M. F. de. (2021). Formação de profissionais de saúde com ênfase na Atenção Primária à Saúde (APS) em diferentes países: : semelhanças e diferenças. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 12(2). https://doi.org/10.18569/tempus.v12i2.2896

Resumo

Objetivo: Analisar modelos de formação de profissionais de saúde em diferentes países, com ênfase na Atenção Primária à Saúde, observando possíveis semelhanças e diferenças existentes; a partir de evidências cientificas no período de 2009 a 2019. Material e métodos: Revisão bibliográfica (Scoping Review). Estudos identificados nas bases de dados PubMed; BVS; ProQuest e EMBASE. Como estratégia de busca adotou-se os descritores e suas combinações: Health Workforce, Aptitude, Professional Competence, Models Educational, Health Human Resource Training. Foram incluídos artigos publicados entre 2009 a 2019, sobre a formação em saúde, idiomas português, inglês, francês e espanhol; identificando-se 2.616 artigos. Excluindo artigos duplicados obteve-se 2.042. Mediante os demais critérios de exclusão: ausência de resumos, artigos não relacionados à formação no contexto da APS; teve-se o registro de 369 artigos. Após leitura dos títulos e resumos obteve-se 51 artigos. Através da leitura na integra, resultaram 28 artigos. Este estudo representa um recorte da revisão da literatura, onde selecionamos 10 artigos presentes no PubMed e BVS. Mediante análise de conteúdo na modalidade temática foram construídas categorias de análises discutidas neste estudo. Resultados: Identificou-se como tema “Formação de Profissionais para a Atenção Primária à Saúde e Saúde Comunitária”, classificando-se, dois núcleos de sentidos: “Competências, atitudes, habilidades e conhecimentos na formação dos profissionais de saúde;” e “Educação e Aprendizagem Interprofissional em Saúde.” Conclusão: Ênfase no desenvolvimento de competências e evidências da Educação Interprofissional na formação para atenção primária e saúde comunitária; valorizando as competências específicas; comuns e colaborativas, para o trabalho em equipe.

https://doi.org/10.18569/tempus.v12i2.2896
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