EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ADOLESCENTES: RECONHECENDO DOMÍNIOS DAS COMPETÊNCIAS EM PROMOÇÃO DA SAÚDE

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Duarte, A. de S., Xavier, S. P. L., Forte, F. D. S., Sampaio, Y. P. P. C. C., Vieira, N. F. C., & Machado, M. de F. A. S. (2021). EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ADOLESCENTES: RECONHECENDO DOMÍNIOS DAS COMPETÊNCIAS EM PROMOÇÃO DA SAÚDE. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 14(2). Recuperado a partir de https://tempus.unb.br/index.php/tempus/article/view/2714

Resumen

Introdução: Para uma atenção integral à saúde do adolescente, é fundamental que os profissionais de saúde desenvolvam ações estratégicas que potencializem a sua assistência com foco na promoção da saúde e produção do cuidado. Objetivo: Reconhecer os domínios de competências do Core Competencies Framework for Health Promotion (CompHP) presentes nas ações de educação em saúde para adolescentes realizadas pelos profissionais da equipe da Estratégia de Saúde da Família. Método: Trata-se de um estudo qualitativo realizado com 19 profissionais de saúde que integram duas equipes da Estratégia de Saúde da Família do estado de Pernambuco. Utilizou-se a análise temática de conteúdo para discutir os achados com base no referencial teórico-operacional do CompHP. Resultados: Foram identificados quatro domínios de competências do CompHP nas ações de educação em saúde realizadas pelos profissionais da Estratégia de Saúde da Família, a saber: advocacia em saúde, parceria, diagnóstico e implementação. Conclusões: Verificou-se que entre os domínios identificados nas práticas educativas destacaram-se os de Implementação e Parceria. Evidenciou-se a necessidade de educação permanente com foco nos domínios de competências do CompHP como forma de instrumentalizar os profissionais na realização das práticas educativas direcionadas aos adolescentes.

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