A INTERSETORIALIDADE SAÚDE E EDUCAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE: PERCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS LIGADOS AO CURSO A DISTÂNCIA GESTÃO DE PROJETOS DE INVESTIMENTO EM SAÚDE

Cómo citar

Barilli, E. C., Pessôa, L. R., & Pessôa, L. R. (2023). A INTERSETORIALIDADE SAÚDE E EDUCAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE: PERCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS LIGADOS AO CURSO A DISTÂNCIA GESTÃO DE PROJETOS DE INVESTIMENTO EM SAÚDE. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 7(2). Recuperado a partir de https://tempus.unb.br/index.php/tempus/article/view/1310

Resumen

O artigo apresenta a pesquisa qualitativa realizada no curso a distância Gestão de Projetos de Investimento em Saúde, com o objetivo de verificar as possibilidades de qualificação da educação básica pela inter-relação entre os princípios do Sistema Único de Saúde e as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Sua execução se deu em duas fases por meio da reflexão dos 303 alunos (participantes), acerca da intersetorialidade na prática cotidiana, a partir de duas questões deflagradoras, registradas em dois instrumentos - Planilha de Repertório e Relatório de Pesquisa. Os modelos epistemológicos de Análise de Conteúdo e Análise do Discurso embasaram a análise dos dados, a partir dos quais foram estruturadas categorias de significação, sendo as de âmbito político e técnico-profissional as mais frequentes. A pesquisa contribuiu para a conscientização crítica dos educandos quanto à resolutividade das ações de saúde na educação básica, entendendo a intersetorialidade – Educação/Saúde – como um dos eixos estruturantes das políticas públicas nacionais.

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