Auto da Compadecida em Tempos de Pandemia: um relato de experiência da produção de uma radionovela durante a maior crise sanitária do século XXI

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Palavras-chave

Comunicação
Radionovela
Mídias Sonoras
Covid

Como Citar

MESQUITA, G. B., Oliveira, S. B. de, Rêgo, S., Lima, V., Távora, C., Melo, V., Silva, E., Santos, L., & Pedrosa, G. (2021). Auto da Compadecida em Tempos de Pandemia: um relato de experiência da produção de uma radionovela durante a maior crise sanitária do século XXI. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 14(2). Recuperado de https://tempus.unb.br/index.php/tempus/article/view/2782 (Original work published 7º de abril de 2021)

Resumo

O objetivo do trabalho é relatar a experiência de realização da Radionovela “Auto da Compadecida em Tempos de Pandemia”, produzida por estudantes e professores dos cursos de Comunicação Social e Design, da Universidade Federal de Pernambuco, campus Caruaru (PE). A radionovela, dividida em nove episódios, foi adaptada e veiculada entre os meses de maio e junho de 2020, em meio à pandemia do novo coronavírus. Para realizá-la, foram feitas uma série de encontros virtuais com a equipe, que adaptou o texto, dirigiu os radioatores, editou, trilhou, montou e veiculou a produção nas redes sociais e em rádios comunitárias e educativas do Brasil. Apesar de trabalhar com uma das obras mais conhecidas do escritor Ariano Suassuna, a coordenação do projeto procurou colocar na adaptação, discussões sobre o novo coronavírus (incluindo na história, o Capitão Covid), fake news e questões econômicas e políticas, que têm comprometido a adoção de medidas necessárias de isolamento social. Junto à produção sonora, foram elaborados conteúdos gráficos para divulgação nas redes sociais e criadas páginas no Instagram e em serviços de streaming de música, podcast e vídeo, a exemplo do Spotify. Apostamos no que Kischinhevsky 1 chama de rádio expandido, conceito que está na centralidade da atual produção sonora por meio de um transbordamento dos conteúdos da rádio tradicional para outras plataformas, como computadores, tablets, celulares, televisões por assinaturas e redes sociais. São esforços dos produtores de conteúdos sonoros para conseguir um maior mobilização da audiência.
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Referências

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