Atuação da Residência Multiprofissional na Atenção Básica no Programa Saúde na Escola: uma experiência no Itapoã, Distrito Federal - Brasil
PDF (Português (Brasil))

Cómo citar

Dutra, E. de B., Xavier, D. B., Cunha, D., Goedert, F. W., & Bohrer, J. K. L. (2018). Atuação da Residência Multiprofissional na Atenção Básica no Programa Saúde na Escola: uma experiência no Itapoã, Distrito Federal - Brasil. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 12(1), Pág. 159–167. https://doi.org/10.18569/tempus.v10i4.2292

Resumen

As atividades do Programa de Saúde na Escola (PSE) são realizadas por meio de ações de promoção da saúde, prevenção de agravos e de atenção à saúde, a fim de enfrentar as vulnerabilidades que prejudicam o desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. A complexidade das questões sociais encontradas na escola reduz a possibilidade de resolução ou atenuação do problema apenas no setor educação. Por isso, a intersetorialidade é essencial para o PSE. O objetivo desse trabalho é relatar a experiência de um grupo de cinco residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica do Hospital Universitário de Brasília, dos núcleos profissionais Enfermagem, Nutrição, Odontologia e Saúde Coletiva, que participaram no PSE em uma escola de ensino fundamental no Itapoã, Distrito Federal, entre abril e dezembro de 2016. Participaram das atividades estudantes na faixa etária entre 11 e 18 anos. Os temas abordados foram Autoconhecimento e Emponderamento, seguidos de Alimentação Saudável, Saúde Bucal, Higiene Pessoal em Saúde e Sexualidade. As ferramentas utilizadas para abordagem dos temas foram dinâmicas de grupo, palestras, vídeos, jogos e exame clínico bucal. As ações foram estruturadas com estratégias interativas em que prevaleceu a participação dos estudantes. Conclui-se que a aproximação entre saúde e educação propiciou uma troca de saberes em que o aluno é incentivado a refletir sobre os diversos aspectos relacionados à vida e aos comportamentos saudáveis. Ademais, o PSE configura um cenário enriquecedor para a formação do residente da atenção básica.
https://doi.org/10.18569/tempus.v10i4.2292
PDF (Português (Brasil))