Os desafios da interprofissionalidade na Residência Multiprofissional em Saúde: Notas sobre a experiência do Programa de Residência Multiprofissional em Rede de Atenção Psicossocial (UNIFESP)
PDF (Português (Brasil))

Cómo citar

Kinker, F. S., Moreira, M. I. B., Moreira, M. I. B., Bartuol, C., & Bertuol, C. (2018). Os desafios da interprofissionalidade na Residência Multiprofissional em Saúde: Notas sobre a experiência do Programa de Residência Multiprofissional em Rede de Atenção Psicossocial (UNIFESP). Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 12(1), Pág. 207–221. https://doi.org/10.18569/tempus.v10i4.2036

Resumen

Este artigo apresenta um relato da experiência do Programa de Residência Multiprofissional em Rede de Atenção Psicossocial da Universidade Federal de São Paulo em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Santos - SP. Analisa os desafios de se produzir o cuidado em saúde de modo interprofissional e interdisciplinar em busca de superar práticas especialistas e abrir espaços para o trabalho em rede. Discute a importância dos serviços como espaços para aprender-ensinar para o trabalho em saúde no SUS e o seu papel em manter o conhecimento em saúde mental vivo e em movimento de produção. Defende a necessidade de se manter vivos os desafios da formação em serviço como direção às investidas contínuas de promover práticas inovadoras para o trabalho em saúde.
https://doi.org/10.18569/tempus.v10i4.2036
PDF (Português (Brasil))

Citas

Referências

Feuerwerker LCF, Capozzolo AA. Mudanças na formação dos profissionais de saúde: alguns referenciais de partida do eixo Trabalho em Saúde. In: Capozzolo AA, Casetto SJ, Henz AO. Clinica Comum: itinerários de uma formação em saúde. São Paulo: Hucitec Editora, 2013. p. 35-58

Morin E. Meu caminho. Trad. Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. p. 189-567.

Morin E. Os desafios da complexidade. In: MORIN, E. A religação dos saberes: Jornadas temáticas idealizadas e dirigidas por Edgard Morin. Trad. Flávia Nascimento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. p. 559-67.

Uchôa-Figueiredo LR, Rodrigues TF, Dias IMAV (Org.). Percursos interprofissionais: formação em serviços no Programa Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde. Porto Alegre: Editora Rede Unida, 2016.

Capozzolo AA, Casetto SJ, Henz AO. Clinica Comum: itinerários de uma formação em saúde. São Paulo: Hucitec Editora, 2013

Universidade Federal de São Paulo. Projeto Político Pedagógico dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Terapia Ocupacional. São Paulo. Unifesp, 2006. Disponivel em < http://www2.unifesp.br/homebaixada/projetopedagogico_baixada.pdf>. Acesso em 25.01.2017.

Brasil. Portaria 3088, de 23 de dezembro de 2011. Institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidade decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde. Brasília; 2011.

Brasil. Ministério da Saúde. Lei n. 10.216, de 6 de abril de 2001. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Diário Oficial da União, seção 1.

Kinker FS. Ferramentas potentes da Atenção Psicossocial: as redes de apoio à autonomia e o trabalho no território. In: Boing AF, Assis FB. Alcool e outras drogas: da correção à coesão. Santa Catarina: Universidade Federal de Santa Catarina/Ministério da Saúde. p. 131-151.

Brasil. Ministério da Saúde. Decreto n. 80.281, de 05 de setembro de 1977. Regulamentação da Residência Médica e criação da comissão Nacional de residência medica. Brasília, DF, 1977.

Ceccim, R. B.; Armani, T. B. Educação em saúde coletiva: papel estratégico na gestão do SUS. Saúde para Debate, Rio de Janeiro, n. 23, p. 30-56, 2001

Brasil. Diário Oficial. Portaria Interministerial n. 2. 117, de 3 de novembro de 2005. Institui no âmbito dos Ministérios da Saúde e da Educação a Residência Multiprofissional em Saúde e dá outras providencias. Diário Oficial da União, Brasilia, DF, 2005.

Campos G W. Saúde pública e saúde coletiva: campo e núcleo de saberes e práticas. Ciência & Saúde Coletiva, 5(2):219-230, 2000.

Basaglia F. As instituições da violência. In: BASAGLIA, F. (Org.). A instituição negada. Trad. Heloísa Jahn. 3. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2001. p. 99-133.

Morin E. O método 4: As ideias, hábitat, vida, costumes, organização. 3. ed. Trad. Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2002. 320 p.

Almeida Filho N. Transdisciplinaridade e o Paradigma Pós-Disciplinar na Saúde. Saúde e Sociedade v.14, n.3, p.30-50, set-dez 2005.

Rotelli F. A instituição inventada. Trad. Maria Fernanda de Silvio Nicácio. In: NICÁCIO M. F. S. (Org.). Desinstitucionalização. São Paulo: Hucitec, 1990. p. 89-100.

Bondiá JL. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, Jan/Fev/Mar/Abr, 2002.

Arendt H. A crise na educação: III e IV. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1972.