Resumo
Objetivo: Analisar modelos de formação de profissionais de saúde em diferentes países, com ênfase na Atenção Primária à Saúde, observando possíveis semelhanças e diferenças existentes; a partir de evidências cientificas no período de 2009 a 2019. Material e métodos: Revisão bibliográfica (Scoping Review). Estudos identificados nas bases de dados PubMed; BVS; ProQuest e EMBASE. Como estratégia de busca adotou-se os descritores e suas combinações: Health Workforce, Aptitude, Professional Competence, Models Educational, Health Human Resource Training. Foram incluídos artigos publicados entre 2009 a 2019, sobre a formação em saúde, idiomas português, inglês, francês e espanhol; identificando-se 2.616 artigos. Excluindo artigos duplicados obteve-se 2.042. Mediante os demais critérios de exclusão: ausência de resumos, artigos não relacionados à formação no contexto da APS; teve-se o registro de 369 artigos. Após leitura dos títulos e resumos obteve-se 51 artigos. Através da leitura na integra, resultaram 28 artigos. Este estudo representa um recorte da revisão da literatura, onde selecionamos 10 artigos presentes no PubMed e BVS. Mediante análise de conteúdo na modalidade temática foram construídas categorias de análises discutidas neste estudo. Resultados: Identificou-se como tema “Formação de Profissionais para a Atenção Primária à Saúde e Saúde Comunitária”, classificando-se, dois núcleos de sentidos: “Competências, atitudes, habilidades e conhecimentos na formação dos profissionais de saúde;” e “Educação e Aprendizagem Interprofissional em Saúde.” Conclusão: Ênfase no desenvolvimento de competências e evidências da Educação Interprofissional na formação para atenção primária e saúde comunitária; valorizando as competências específicas; comuns e colaborativas, para o trabalho em equipe.