O processo das representações sociais na mídia impressa: a bebida alcoólica, o alcoolismo e o leitor em foco

Autores

  • Vander Monteiro da Conceição
  • Silvio Eder Dias da Silva Professor da Faculdade de Enfermagem da UFPA.
  • Jeferson Santos Araujo
  • Maria Elizabeth Santana
  • Lucialba Maria Silva dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.18569/tempus.v6i3.1164

Resumo

A pesquisa tem como objeto de estudo as representações sociais da mídia impressa sobre a bebida alcoólica, para se identificar tal representação teve-se como objetivos identificar artigos publicados nas revistas Veja® e Istoé® no período de 2005 a 2010 e, analisar as representações sociais produzidas por tais publicações sobre a bebida alcoólica. O conteúdo para analise do estudo emergiu da seleção de matérias jornalísticas contidas em 67 reportagens. O estudo configura-se em uma pesquisa documental associado ao fenômeno conceitual da Teoria das Representações Sociais, e aborda os significados relacionados ao incentivo do consumo da bebida alcoólica os quais foram agrupados por apresentarem em seus conteúdos, informações que despertassem o leitor a provar e/ou aprimorar a forma de como degustar a bebida alcoólica. O estudo contribuiu para a compreensão do papel da mídia frente à sociedade leitora no combate aos problemas de saúde publica relacionado ao consumo excessivo de bebida alcoólica.

Biografia do Autor

Vander Monteiro da Conceição

Enfermeiro, Bacharel e Licenciado Pleno em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade de Enfermagem (FAENF) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Integralidade da Atenção Oncológica pelo Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicologia e Saúde (IEPS). Mestrando em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Silvio Eder Dias da Silva, Professor da Faculdade de Enfermagem da UFPA.

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Jeferson Santos Araujo

Enfermeiro, Bacharel e Licenciado Pleno em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade de Enfermagem (FAENF) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista Enfermagem do Trabalho pelo Instituto Brasileiro de PósGraduação e Extensão (IBPEX).

Maria Elizabeth Santana

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Professora da Faculdade de Enfermagem da UFPA e UEPA. Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Professora da Faculdade de Enfermagem da UFPA e UEPA.

Lucialba Maria Silva dos Santos

Enfermeira, Bacharel e Licenciado Pleno em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade de Enfermagem (FAENF) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Integralidade da Atenção Oncológica pelo Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicologia e Saúde (IEPS). Mestrando em Enfermagem pela FAENF/UFPA

Downloads

Publicado

2012-08-22

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)