O processo das representações sociais na mídia impressa: a bebida alcoólica, o alcoolismo e o leitor em foco
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Como Citar

Conceição, V. M. da, Silva, S. E. D. da, Araujo, J. S., Santana, M. E., & Santos, L. M. S. dos. (2012). O processo das representações sociais na mídia impressa: a bebida alcoólica, o alcoolismo e o leitor em foco. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 6(3), Pág. 201–215. https://doi.org/10.18569/tempus.v6i3.1164

Resumo

A pesquisa tem como objeto de estudo as representações sociais da mídia impressa sobre a bebida alcoólica, para se identificar tal representação teve-se como objetivos identificar artigos publicados nas revistas Veja® e Istoé® no período de 2005 a 2010 e, analisar as representações sociais produzidas por tais publicações sobre a bebida alcoólica. O conteúdo para analise do estudo emergiu da seleção de matérias jornalísticas contidas em 67 reportagens. O estudo configura-se em uma pesquisa documental associado ao fenômeno conceitual da Teoria das Representações Sociais, e aborda os significados relacionados ao incentivo do consumo da bebida alcoólica os quais foram agrupados por apresentarem em seus conteúdos, informações que despertassem o leitor a provar e/ou aprimorar a forma de como degustar a bebida alcoólica. O estudo contribuiu para a compreensão do papel da mídia frente à sociedade leitora no combate aos problemas de saúde publica relacionado ao consumo excessivo de bebida alcoólica.
https://doi.org/10.18569/tempus.v6i3.1164
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