O conhecimento do cuidar nas representações sociais de cuidadores

Autores

  • Jeferson Santos de Araújo
  • Silvio Eder Dias da Silva Professor da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará.
  • Maria Elizabeth de Santana Professora da Universidade do Estado do Pará e da Universidade Federal do Pará.
  • Vander Monteiro da Conceição
  • Lucialba Maria da Silva Santos
  • Esleane Vilela Vasconcelos

DOI:

https://doi.org/10.18569/tempus.v6i3.1158

Resumo

No presente estudo objetivou-se identificar e descrever as representações sociais dos cuidadores sobre o cuidado. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratório-descritiva com abordagem qualitativa, método de estudo de caso. Utilizou-se um questionário a livre associação de palavras e a entrevista semidirigida, para 20 cuidadores informais. A partir da análise de conteúdo chegou-se a quatro categorias - O (des) cuidado prestado por cuidadores e suas representações; O cuidador e suas satisfações no cuidar do outro; Cuidar também é amar; O cuidado como ato de doação. Conclui-se que os cuidadores ao desvelarem suas representações sobre o cuidado, converteram o seu conhecimento cientifico em conhecimento do senso comum, e desta forma naturalizaram o mesmo com todo seu universo de conhecimentos.

Biografia do Autor

Jeferson Santos de Araújo

Enfermeiro, Licenciado Pleno e Bacharel em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade de Enfermagem (FAENF) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Enfermagem do Trabalho pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão. Aluno do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Silvio Eder Dias da Silva, Professor da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará.

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Maria Elizabeth de Santana, Professora da Universidade do Estado do Pará e da Universidade Federal do Pará.

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Vander Monteiro da Conceição

Enfermeiro, Licenciado e Bacharel em Enfermagem e Obstetrísica pela Faculdade de Enfermagem (FAENF) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Integralidade da Atenção Oncológica pelo Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicologia e Saúde (IEPS). Mestrando em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Lucialba Maria da Silva Santos

Enfermeira, Licenciado e Bacharel em Enfermagem e Obstetrísica pela Faculdade de Enfermagem (FAENF) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Integralidade da Atenção Oncológica pelo Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicologia e Saúde (IEPS). Mestranda em Enfermagem FAENF/UFPA.

Esleane Vilela Vasconcelos

Enfermeira, Especialista em Enfermagem Cirúrgica modalidade Residência pela UEPA/HOL e Enfermagem em Terapia Intensiva pelo IBPEX (2008). Mestranda em Enfermagem pela Universidade do Estado Pará associado a Universidade Federal do Amazonas.

Downloads

Publicado

2012-08-23

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)