Ética, Bioética e Educação
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Como Citar

Pires, J. R., & Shimizu, H. E. (2013). Ética, Bioética e Educação. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 7(3), Pág. 191–204. https://doi.org/10.18569/tempus.v7i3.1404

Resumo

Este artigo mostra que a publicação do livro Bioética: uma ponte para o futuro, de Van Rensselaer, mudou a perspectiva dos estudos sobre a ética nos cenários nacional e internacional, concedendo a esta área do conhecimento uma importância nunca antes observada no que se refere à educação e cooperação internacional. Com a promulgação, em 2005, da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos – DUBDH, o Estado brasileiro passou a ter obrigação de envidar esforços para promoção da formação e educação em bioética. Trata-se de uma disciplina que se fundamenta nas reflexões filosóficas, razão pela qual, se fez necessário expor as diferenças conceituais entre ética e moral utilizando-se das concepções de Heráclito e Aristóteles. Ademais, o presente estudo apresenta uma definição operacional da ética mais próxima dos princípios estabelecidos na DUBDH. Por fim, procura chamar atenção para o fato de que, apesar do compromisso firmado pelo Estado, a disciplina bioética encontra-se ainda restrita aos cursos de graduação e pósgraduação, sendo ministrada, principalmente, por profissionais que não têm formação em filosofia, ética ou bioética.
https://doi.org/10.18569/tempus.v7i3.1404
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