Assistência farmacêutica no SUS na perspectiva dos gestores estaduais de saúde.

Autores

  • Lore Lamb Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Assessoria Técnica.
  • Helena Eri Shimizu Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem.

DOI:

https://doi.org/10.18569/tempus.v8i4.1588

Resumo

Este estudo teve como objeto a análisedaassistência farmacêutica nas discussões realizadas no Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) no período de 1997 a 2010. Com o objetivo de conhecer a percepção dos gestores estaduais acerca da temática e abrangência dessas discussões, foram entrevistados seis gestores estaduais de saúde que ocuparam cargos de direção no CONASS, de forma a abranger o período pesquisado.As entrevistas foram transcritas e analisadas utilizando o softwareAnalyseLexicale par Contexte d’um Ensemble de Segments de Texte (ALCESTE) que utiliza a análise lexical para identificaro conteúdo essencial do texto.Foram identificados dois eixos temáticos, os quaisrefletem o conteúdo central abordado pelos entrevistados e a posição ocupada pelo CONASS nesse cenário. O primeiro eixoevidenciou a influência do mercado e do capital no modelo de atenção à saúde, ao induzir a incorporação de tecnologias e influenciar a formação dos profissionais de saúde. No mesmo eixo, destaca-se ainda o consumo como fenômeno cultural. O segundo eixoidentificado relaciona-se à aspectos da gestão da assistência farmacêutica, com destaque para suaorganização, financiamento, acesso, responsabilidades das instâncias gestoras e judicialização. A abordagem da assistência farmacêutica no complexo contexto em que se insere a temática, reflete que as discussões ocorridas no CONASS não se limitaram a questões técnico-administrativas. Ao contemplar a multiplicidade e complexidade dos aspectos relacionados ao tema, aponta para a necessidade de que estes devem ser considerados ao se estabeleceram políticas para a área.

Biografia do Autor

Lore Lamb, Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Assessoria Técnica.

Graduada em Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Paraná, com especialização em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasilia. Atuação profissional na área de assistência farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná e como colaboradora do Núcleo Técnico de Assistência Farmacêutica do Conselho Nacional de Secretarios de Saúde - CONASS.

Helena Eri Shimizu, Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem.

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo, especialização em Sistemas e Serviços de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas, especialização em Pessoas com Doenças Crônicas pela Escola de Enfermagem da USP , mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Professor associado da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2015-02-16

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS