Escola cidadã
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M. Mendonça, A. V. ., & de Sousa, M. F. . (2025). Escola cidadã: prevenindo a desinformação e promovendo a tradução do conhecimento em saúde. Tempus – Actas De Saúde Coletiva ISSN 1982-8829, 18(3), 51–56. https://doi.org/10.18569/tempus.v18i3.3494

Abstract

O projeto escola cidadã visa promover ações estratégicas de educação e saúde para o exercício da cidadania, por meio do fortalecimento de redes sociais comunitárias com a implementação de projetos formativos, informacionais e comunicacionais, mediados por tecnologias, a partir de metodologias participativas. Trabalha as questões de saúde multidisciplinarmente, reforçando os aspectos de informação, comunicação e educação em saúde, com a perspectiva de proporcionar mais autonomia e governança com ações de comunicação midiática focadas na saúde coletiva, considerando o entendimento de que saúde é um estado de bem-estar físico e mental e depende diretamente das condições de vida da população. Trata-se de uma metodologia qualitativa e participativa, focada em oficinas cocriativas de produção de conteúdos, que têm como objetivo promover a circulação de saberes, fortalecendo o engajamento comunitário junto ao público participante, proporcionando a tomada de decisão quanto às boas práticas em saúde e ainda o discernimento sobre a desinformação e suas consequências na prevenção de doenças e promoção da saúde por meio de ações de educação, informação e comunicação em saúde. Quatro oficinas foram realizadas nas comunidades de Ceilândia e Itapoã, no Distrito Federal, envolvendo 32 pessoas. Foi abordada a importância da imunização em mulheres e como identificar e prevenir a desinformação a partir da cocriação de materiais comunicativos socializados com os grupos de interesse dos participantes das oficinas. Observou-se que os processos formativos foram satisfatórios, pois, além de serem construídas nuvens de palavras temáticas a cerca dos temas abordados, também foram elaborados cards para veiculação em mídias sociais e grupos de WhatsApp, demonstrando o elevado grau de engajamento da comunidade aos desafios propostos. Entre os relatos, observou-se o estímulo ao diálogo crítico frente aos riscos proporcionados pela desinformação, em particular, no período mais severo da pandemia de Covid-19 e ainda na atualidade. Outrossim, percebeu-se que a população já deu início aos desdobramentos desejados ao protagonismo em rede, organizando e viabilizando novos grupos multiplicadores da temática e da metodologia introduzidos pelo projeto.

https://doi.org/10.18569/tempus.v18i3.3494
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