Portfolio Reflexivo Eletrônico: experiência inovadora de sanitaristas na Residência Multiprofissional em Atenção Básica do Hub/UnB
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How to Cite

Xavier, D. B., Batista de Alkmim, D. F., Dutra, E. de B., Odeh, M. M., & de Souza, L. P. (2017). Portfolio Reflexivo Eletrônico: experiência inovadora de sanitaristas na Residência Multiprofissional em Atenção Básica do Hub/UnB. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 10(4), Pág. 235–246. https://doi.org/10.18569/tempus.v11i1.2302

Abstract

O Portfólio Reflexivo Eletrônico (PRE) é uma estratégia alternativa de avaliação, ensino e aprendizagem. O uso de Portfólio Reflexivo aliado às Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) resulta em PRE e representa uma estratégia pedagógica inovadora, tendo como características interatividade, autonomia e aprendizagem coletiva. Diferentemente de outras abordagens, permite um acompanhamento detalhado e contínuo da evolução do aluno, oportuniza a autorreflexão e aprendizagem significativa. Esse é um relato de experiência cujo objetivo é mostrar a contribuição do PRE no processo ensino-aprendizagem numa Residência Multiprofissional através da vivência de um grupo de quatro sanitaristas residentes da Atenção Básica do Distrito federal. O Portfólio foi o método escolhido pela tutoria do núcleo de Saúde Coletiva aplicado ao longo do primeiro ano da Residência, R1. Trabalhou-se com dois modelos de registros, sendo estes o diário escrito e o diário oral. O PRE possui duas partes, os registros do cotidiano do residente no serviço de saúde e sua opinião enquanto profissional de saúde. Além disso, é um documento rico em conteúdo que pode ser revisitado pelo aluno propiciando a auto avaliação bem como a avaliação entre pares. Diante disso, o portfólio contribui para o aluno de residência porque promove o registro personalizado de experiências no mundo de trabalho e facilita a reflexão dessas sob a ótica teoria-prática. Ademais, sendo uma forma de avaliação qualitativa, ultrapassa os critérios numéricos, trabalhando as capacidades e dificuldades do aluno de maneira formativa.
https://doi.org/10.18569/tempus.v11i1.2302
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