Resumo
Este trabalho busca relatar a experiência de aprendizado de um estudante de graduação em Saúde Coletiva em uma disciplina desenvolvida para integração de outros cursos da área da saúde da Universidade de Brasília junto ao serviço em saúde, é proposto também fazer uma abordagem crítica acerca dessa experiência para discussão sobre a estruturação do perfil do profissional a partir desse tipo de experiência na graduação. O curso de graduação em Saúde Coletiva tem muito a se beneficiar neste tipo de aprendizado, já que se trata de uma área onde é ressaltada a importância da equipe, como também é preciso inserir o sanitarista no serviço de forma que ele conheça e seja conhecido no desenvolvimento de suas práticas, com certeza por se tratar de uma graduação ainda nova, muito tem que ser superado para que a inserção do profissional ocorra de forma natural, mas deve-se levantar a problemática desde já, com o intuito de que se estabeleça uma linha positiva de conexão entre profissionais-serviço-população.Referências
Nunes ED. Saúde Coletiva: Uma História Recente de um Passado Remoto. Tratado de Saúde Coletiva. 2ª ed., São Paulo: Editora Hucitec; 2012. p.19-39.
Teixeira CF. Ensino da Saúde Coletiva na graduação. Boletim da Abem, v. 31, n.3, maio/jun. 2003.
Associação Brasileira de Saúde Coletiva. Relatório Final da ABRASCO Sobre a Graduação em Saúde Coletiva. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva: Oficina de Trabalho de Graduação em Saúde Coletiva; 29-31 out 2009; Recife, BR. ABRASCO: 2010. p.1-27.
Ceccim RB. Inovação na Preparação de Profissionais de Saúde e a Novidade da Graduação em Saúde Coletiva. Bol. da Saúde, v. 16, n. 1, 2002. P.9-36.
A Tempus garante critérios rigorosos, por meio de avaliação sistemática. Os autores se responsabilizam pela veracidade e ineditismo do trabalho cabendo a eles a cessão de direitos de publicação à revista. A confiabilidade dos conteúdos e a marca própria de apresentação tem como objetivo uma comunicação personalizada, adaptada aos padrões da revista, na medida em que adota critérios de excelência exigidos por seus usuários e especialistas, considerando os rigores da comunicação científica. Os autores devem especificar sua contribuição individual na concepção, delineamento, execução do trabalho, análise ou interpretação dos dados, redação e aprovação final do manuscrito. Incluir Fontes de financiamento e de apoio logístico das pesquisas. Ao final da submissão do artigo, os autores devem enviar uma declaração de cessão de direitos de publicação à Revista TEMPUS , assinada e no formato PDF (Portable Document Format ): Modelo da declaração de cessão de direitos.