Editorial

Autores

  • Maria Fatima de Sousa Sousa Universidade de Brasilia
  • Ana Valéria Machado Mendonça Universidade de Brasilia Núcleo de Estudos de Saúde Publica
  • Rackynelly Alves Sarmento Soares

DOI:

https://doi.org/10.18569/tempus.v7i2.1355

Resumo

A Revista Tempus Actas em Saúde Coletiva coloca a disposição dos mundos da academia e do serviço mais este número que surgiu do conjunto dos artigos remetidos a esse periódico. Este periódico criado em 2007, reúne uma série de pesquisadores e docentes de várias instituições de âmbito nacional e internacional, preocupados em comunicar os resultados de suas pesquisas dirigidas a temas os mais variados, desde controle sanitário de fronteiras, saúde mental, câncer relacionado ao trabalho, determinantes sociais, saúde bucal, entre outras temáticas, todos voltados à melhor compreensão das políticas, planejamento, gestão, modelos de atenção à saúde e das questões que os envolvem.

Biografia do Autor

Maria Fatima de Sousa Sousa, Universidade de Brasilia

Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, com pós doutorado realizado em Centre de Recherche sur la Communication et la Santé (ComSanté), da Université du Québec à Montréal (UQAM). Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília-UnB, mestre em Ciências Sociais pela UFPB, especialista em Saúde Coletiva e graduada em Enfermagem pela UFPB. Professora adjunta IV do Departamento de Saúde Coletiva, da Faculdade de Ciências da Saúde, onde atualmente é diretora da Faculdade de Ciências da Saúde. Tem experiência no campo da Saúde Coletiva, com ênfase em políticas públicas de saúde, modelos de atenção à saúde e gestão de sistemas locais de saúde.

Ana Valéria Machado Mendonça, Universidade de Brasilia Núcleo de Estudos de Saúde Publica

Professora adjunta do Departamento de Saúde Coletiva, da Universidade de Brasília (UnB). Possui doutorado em Ciência da Informação pela UnB, mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialização em Administração da Comunicação Empresarial e graduação em Jornalismo e Relações Públicas. Atualmente é coordenadora do Centro de Tecnologias Educacionais Interativas em Saúde, da Faculdade de Ciências da Saúde (CENTEIAS/FS) e pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da UnB (NESP/CEAM/UnB), onde coordena a Unidade de Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Informação em Comunicação em Saúde Coletiva (CNPq-Brasil). Foi consultora em projetos de inclusão digital para o Ministério das Comunicações. Tem experiência nas áreas das Ciências da Informação e da Comunicação com ênfase em Comunicação da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: informação e comunicação em saúde, tecnologias da informação e comunicação em saúde, inclusão digital, alfabetização em informação e em comunicação, redes sociais e ensino a distância.

Rackynelly Alves Sarmento Soares

Doutoranda em Modelos de Decisão e Saúde (UFPB), Mestre em Modelos de Decisão e Saúde. Possui graduação em Tecnologia em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Atua como pesquisadora do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (UnB) na avaliação de políticas de iniquidades e na análise de situação de saúde. Membro da equipe editorial da Tempus Actas de Saúde Coletiva. Atualmente colabora na Universidade Federal da Paraíba, no Núcleo de Estudo em Saúde Coletiva. Integrante do grupo de pesquisa do Observatório da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta. Tem interesse em modelos de decisão como árvores de classificação, em sistemas de informações em saúde e em big data.

Downloads

Publicado

2013-09-25

Edição

Seção

EDITORIAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>