Farmacovigilância:
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Como Citar

Vulcão da Silva, A., & Sousa, A. M. de. (2025). Farmacovigilância:: relato de experiência do compartilhamento de seu conteúdo na graduação em saúde coletiva. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 16(02), 94–106. https://doi.org/10.18569/tempus.v16i02.3010

Resumo

O objetivo deste texto é relatar a experiência de sala de aula de uma estudante do curso de graduação em saúde coletiva em um seminário sobre farmacovigilância. Trata-se de um relato de experiência vivenciada por uma graduanda do 5° semestre do Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva de uma Universidade Pública da região Norte do país, na disciplina de Vigilância em Saúde III em 2022. A aula contou com três momentos distintos: 1) compartilhamento do conteúdo; 2) roda de conversa com a turma; 3) feedback docente e encerramento. Na apresentação do conteúdo do seminário utilizou-se o seguinte roteiro: Introdução à legislação sanitária; avaliação da Anvisa sobre produtos para comercialização no Brasil; rigor científico em relação aos produtos sob vigilância sanitária; farmacovigilância no pré-registro e pós-registro da Anvisa; conceitos importantes na farmacovigilância; e notificação de eventos adversos relacionado ao uso de medicamentos. Os discentes expressaram-se na roda de conversa sobre temas referentes a vacinação, papel do sanitarista na farmacovigilância, fake news e uso off-label de medicamentos na pandemia e educação em saúde e acessibilidade às bulas. As atividades desenvolvidas pela farmacovigilância ultrapassam a assistência em saúde aproximando-se das práticas de saúde coletiva. A experiência permitiu ampliar a visão sobre os desdobramentos da pandemia na comunidade local e nacional. Espera-se que metodologias como essa e outras metodologias participativas possam ser replicadas durante a formação de bacharéis em saúde coletiva e que assuntos como esse possam ser incluídos de forma direta na grade curricular.

Palavras-chave: Farmacovigilância; Saúde Coletiva; Ensino.

 

https://doi.org/10.18569/tempus.v16i02.3010
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