Resumo
O Programa Educação Tutorial - Saúde Indígena se caracteriza como um programa de educação e saúde, que visa a pratica da educação voltada para o contexto indígena. Na Universidade de Brasília uma das estratégias de desenvolvimento das praticas e ações do programa se configurando âmbito do Ambulatório de Saúde Integral Indígena inserido no Hospital Universitário de Brasília. Esse trabalho busca proporcionar uma discussão teórico-reflexiva acerca de um relato de experiência vivenciado por um grupo do Programa Educação Tutorial – Saúde Indígena da Universidade de Brasília formado por monitores, preceptores, tutores e gestores, caracterizando como um estudo de cunho metodológico teórico-reflexivo. Nesse processo de cuidado em saúde a contribuição de diferentes áreas do saber proporcionam um aprendizado e colabora para a reestruturação da formação pautada na integralidade e compromisso social entre saberes científicos e tradicionais indígenas. Nessa experiência e com o suporte da revisão de literatura percebe-se que o PET-Saúde Indígena possibilita a integração entre o ensino/serviço/atenção e gestão, fazendo a diferença nos serviços, no ensino e na assistência à saúde, promovendo a interação e a troca de saberes entre usuários indígenas, estudantes indígenas e estudantes não-indígenas. Essa interação proporciona aos estudantes uma compreensão melhor acerca da cultura dos diferentes grupos indígenas e utilizam essa compreensão para lidar com essas diferenças culturais e de pensamento no ato da atenção em saúde.
PALAVRAS-CHAVES: Formação Profissional, PET-Saúde Indígena, Interdisciplinar.

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