Educação, saúde e audiovisual: relações possíveis e desejáveis
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How to Cite

Pessôa, L. R., & Salgado, M. B. B. (2012). Educação, saúde e audiovisual: relações possíveis e desejáveis. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 6(2), Pág. 79–84. Retrieved from https://tempus.unb.br/index.php/tempus/article/view/1115

Abstract

O tema deste artigo é a formação de trabalhadores no âmbito da saúde com recursos da educação a distância e foco no processo de aprendizagem utilizando meios e recursos audiovisuais. Abordaremos o tema do desenho instrucional de cursos de pós-graduação desenvolvidos pela Escola de Governo da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. O design instrucional é uma campo do design relativamente recente que pretende realizar uma mediação pedagógica dos conteúdos disponibilizados pelos materiais didáticos utilizados em cursos a distância, cursos presenciais ou em cursos semipresenciais. Na era da internet e do dompinio da imagem nas sociedades de modo geral, as linguagens audiovisuais trazem para o processo de ensino-aprendizagem as questões em si da imagem em movimento e das estruturas narrativas do cinema e da televisão 1 Arquiteta da VDEG/ENSP/Fiocruz, Coordenadora do Programa de Qualificação em Incorporação de Tecnologias em Saúde da VDEG /ENSP/Fiocruz. Roteirista para Cinema, TV e Novas Mídias, formada pela PUCRJ. 2 Figurinista e Roteirista, Diretora do Centro de Indumentária e Figurino Como Manda o Figurino e Coordenadora do Curso de Figurino para Cinema da Escola de Cinema Darcy Ribeiro. tão familiares às sociedades, quer seja pelas idas ao cinema ou pelo uso da televisão, e ampliam as possibilidades de discussões no âmbito dos processos de criação, estimulando os mecanismos cognitivos de reflexão e análise, ajudando na formação para o exercício consciente e crítico da cidadania.
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