Percepção dos estudantes sobre os efeitos do ensino remoto emergencial na formação médica, durante a pandemia de COVID-19
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Palavras-chave

Pandemias
COVID-19
Faculdades de Medicina
Tecnologia educacional

Como Citar

Fonseca, G. S., Gonçalves Zietz, A. C. ., Rodrigues, G. ., Barros Jamal, M. ., & Diaz Arias, C. A. (2025). Percepção dos estudantes sobre os efeitos do ensino remoto emergencial na formação médica, durante a pandemia de COVID-19. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 18(1). https://doi.org/10.18569/tempus.v18i1.3523

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar os efeitos do ensino remoto emergencial, a partir da visão dos estudantes, instituído no curso de medicina de uma Instituição de Educação Superior pública localizada no estado de Santa Catarina, região Sul do Brasil. Trata-se de um estudo transversal, em que os participantes foram 71 alunos matriculados no referido curso de graduação que adotou o ensino remoto a partir de maio de 2020. Os resultados indicaram que 73% dos estudantes tiveram a renda familiar afetada; 77% deles apresentaram dores e desconfortos devido a posições não ergonômicas adotadas durante o ensino remoto, que são propensas a causar dores crônicas e cansaço. Além disso, 80% dos estudantes relataram que a adaptação ao ensino remoto foi complexa, principalmente, por conta da falta de infraestrutura adequada e da adequação aos novos ambientes de ensino apresentados. Por outro lado, 95% dos estudantes concordaram que é mais fácil ser pontual nesse modelo de ensino. Estudantes mulheres apresentaram grau de cansaço mais elevado, em relação aos homens. Turmas mais novas apresentaram maior discordância quanto aos impactos da pandemia nas relações interpessoais. Muitos desafios emergiram no contexto da pandemia de Covid-19, demandando adaptações rápidas nos diversos setores da sociedade. A universidade conseguiu encontrar alternativas para viabilizar a continuidade das atividades letivas, no entanto, o estudo demonstrou que os estudantes enfrentaram problemas diversos, tanto físicos, como emocionais, em decorrência da adoção do ensino remoto emergencial.

https://doi.org/10.18569/tempus.v18i1.3523
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