PERCEPÇÃO DOS SANITARISTAS RESIDENTES QUANTO À FORMAÇÃO NA GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA PARA ATUAÇÃO EM EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS NA ATENÇÃO BÁSICA

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Palavras-chave

Atenção básica. Pessoal de saúde. Saúde coletiva. Atención primaria. Personal sanitario. Salud pública Primary care. Health personnel. Collective health.

Como Citar

Bezerra Sousa da Silva, F., de Oliveira Mangueira, J., França da Silva, L., Andrade Felipe, D., & de Oliveira Silva Sousa, F. (2024). PERCEPÇÃO DOS SANITARISTAS RESIDENTES QUANTO À FORMAÇÃO NA GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA PARA ATUAÇÃO EM EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS NA ATENÇÃO BÁSICA. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 15(4), 255–275. https://doi.org/10.18569/tempus.v15i4.2924

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a percepção de sanitaristas residentes quanto à formação na graduação em saúde coletiva para atuar em equipes multiprofissionais na Atenção Básica. A escolha do tema tem relevância para acadêmicos da área, pois, apesar de existirem várias discussões sobre essa nova graduação em saúde coletiva, ainda existe uma escassez de material publicado sobre a atuação desses egressos em equipes multiprofissionais na Atenção Básica. O estudo foi de natureza qualitativa com sanitaristas residentes que atuam na Atenção Básica no estado de Pernambuco, no período de janeiro a abril de 2021, através de entrevistas semiestruturadas. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin para analisar os dados que foram organizados em quatro categorias analíticas: competências necessárias para o sanitarista atuar na atenção básica; conteúdos e estratégias pedagógicas na graduação em saúde coletiva que oferecem subsídio para atuação dos sanitaristas na atenção básica; fragilidades da graduação em saúde coletiva quanto à formação para atuar na atenção básica; sugestões para fortalecimento da formação do sanitarista para atuação na atenção básica. Verifica-se que a graduação em saúde coletiva possibilitou um conhecimento amplo com relação aos determinantes e condicionantes da saúde, análise de território e processo saúde-doença. As disciplinas, estágios e projetos de extensão vivenciados na graduação dão base para atuação do sanitarista na Atenção Básica, mas, se faz necessário revisar a matriz curricular do curso, para fortalecer a formação e melhor desenvolver atividades no âmbito da Atenção Básica.

https://doi.org/10.18569/tempus.v15i4.2924
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