Resumo
Na Universidade Federal de São Paulo campus Baixada Santista (UNIFESP-BS) os estudantes de diferentes áreas profissionais se aproximam do estudo teórico e prático dos outros cursos por meio das aulas compartilhadas e também do contexto dos serviços públicos de saúde. Nesses e entre as paredes da própria universidade faz-se crescer uma rede: de trabalhos, de propostas, de projetos, de afetos e outros. Objetivou-se mapear e explorar os sentimentos, potencialidades, afecções da experiência de articulação da “rede UNIFESP-BS” especificamente entre as ações do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde e os outros projetos – extensão, módulo Trabalho em Saúde, PET-Saúde, estágio curricular, advindos e vinculados ao projeto político pedagógico da UNIFESP-BS, na perspectiva dos estudantes. Os dados foram coletados em encontros e produções coletivas e individuais, dos quais construíram narrativas, que demonstraram as dificuldades de comunicação entre os projetos, bem como a integração, o trabalho em rede, o compartilhamento do fazer e a fluidez das ações. O estágio é o que mais tende a cair na armadilha de se fechar em si mesmo. Nessa pesquisa foi possível descobrir e colher várias concepções sobre rede, desde a aproximação com a caça, passando por rede de linhas conectoras e uma rede em que bifurcações e convergências constituem os nós, até rede como superfície de produção. Pretendeu-se abrir possibilidades de pensamentos sobre as concepções de rede a partir da “rede UNIFESP-BS”.Referências
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