Mobilização para um Programa de Pesquisa Translacional em Leishmanioses: uma Solução para Saúde Pública.
PDF

Como Citar

Sampaio, R. B., Elias, F. T. S., Roitmam, C., Ferreira, R. de G. M., Morel, C. M., Neto, M. B., … Penna, G. de O. (2015). Mobilização para um Programa de Pesquisa Translacional em Leishmanioses: uma Solução para Saúde Pública. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 9(3), Pág. 249–267. https://doi.org/10.18569/tempus.v9i3.1800

Resumo

Este artigo tem como objetivo registrar o processo de articulação de pesquisadores e gestores de Ciência e Tecnologia que culminou com a estruturação de um programa de pesquisa translacional para busca de soluções acerca de novos tratamentos para as leishmanioses. Em que pese a expressiva massa de publicações na área de leishmaniose, ainda persiste a falta de acesso a tratamentos efetivos para pacientes. O aumento no número de casos registrados tem alarmado os gestores de saúde pública. Na contramão da situação que se apresenta o número de pesquisas científicas na área tem crescido nos últimos anos colocando o Brasil entre os países com maior número de publicações científicas na área junto aos EUA e India. A estratégia de aproximar e ativar uma rede de pesquisadores no campo e direcioná-los a um programa de pesquisa translacional será o foco de ação nos próximos dez anos.
https://doi.org/10.18569/tempus.v9i3.1800
PDF

A Tempus garante critérios rigorosos, por meio de avaliação sistemática. Os autores se responsabilizam pela veracidade e ineditismo do trabalho cabendo a eles a cessão de direitos de publicação à revista. A confiabilidade dos conteúdos e a marca própria de apresentação tem como objetivo uma comunicação personalizada, adaptada aos padrões da revista, na medida em que adota critérios de excelência exigidos por seus usuários e especialistas, considerando os rigores da comunicação científica. Os autores devem especificar sua contribuição individual na concepção, delineamento, execução do trabalho, análise ou interpretação dos dados, redação e aprovação final do manuscrito. Incluir Fontes de financiamento e de apoio logístico das pesquisas. Ao final da submissão do artigo, os autores devem enviar uma declaração de cessão de direitos de publicação à Revista TEMPUS , assinada e no formato PDF (Portable Document Format ): Modelo da declaração de cessão de direitos.