Avaliação dos estudantes do Pró-PET - Saúde sobre as contribuições do Programa Pró-Saúde nos cursos de saúde Campus Darcy Ribeiro – Universidade de Brasília.
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Palavras-chave

Educação superior
Educação Profissional em Saúde Pública
Política de Educação Superior

Como Citar

Furlanetto, D. L. C., Lima, A. de A. de, Júnior, J. W. S., Bastos, M. M., & Pinho, D. L. M. (2015). Avaliação dos estudantes do Pró-PET - Saúde sobre as contribuições do Programa Pró-Saúde nos cursos de saúde Campus Darcy Ribeiro – Universidade de Brasília. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 9(1), Pág. 11–24. Recuperado de https://tempus.unb.br/index.php/tempus/article/view/1689

Resumo

A Universidade de Brasília (UnB) e a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)participam do Programa Pró-Saúde, desde 2007, que é um programa de indução da formação de profissionais de saúde que visa ofertar uma abordagem abrangente sobre o processo saúde-doença com ênfase na atenção primária, a fim de promover transformações no processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, mudanças na qualidade dos serviços. Os efeitos na mudança da formação e incorporação dessa visão precisam ser constantemente avaliados. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção de estudantes bolsistas sobre os alcances doPró-Saúde sobre os cursos da área de saúde do Campus Darcy Ribeiro da UnB. O estudo foi uma pesquisa quantitativa, transversal e de caráterdescritivo. Foi aplicado um instrumento para a análise da reorientação daformação em cursos da área da saúde, dividido em duas seções: dados sociodemográficos e percepção sobre componentes do Pró-Saúde (dimensão teórica; cenários de práticas; reorientação da formação; dimensão pedagógica). Os 50 estudantes bolsistas (62,5% dos bolsistas) apresentaram os seguintes resultados: faixa etária entre 21 e 25 anos (68%); sexo feminino (72%); graduando em Enfermagem (32%), Medicina (26%), Odontologia (12%) e de outros (30%); no programa há mais de 12 meses (69,4%); frequência mensal de reuniões de equipe (44%); 90% disseram que poucas ou nenhuma disciplina oportuniza vivência semelhante à do Pró-Saúde; na dimensão teórica, observou-se valores com pequena tendência neutra (0,04); em cenário de práticas observou-se tendência positiva (0,6); assim como a reorientação da formação (0,82); na dimensão pedagógica, tendência neutra (0,19).O Pró-Saúde demonstrou ter trazido suas contribuições aos participantes mais envolvidos no Programa.
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