Pensamento crítico e as populações do campo, da floresta, das águas e... das cidades

Autores

  • Virgínia Fontes Fontes Virgínia Fontes é historiadora e professora dos Programas de Pós-Graduação em História (UFF) e do Mestrado Profissional da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio-EPSJV da Fundação Oswaldo Cruz-Fiocruz. Campus da UFF - Gragoatá - Bloco O - 5º andar, São Domingos. CEP: 24210350 - Niteroi, RJ – Brasil.
  • Ary Carvalho Miranda Ary C. Miranda é médico, doutor em ciências, professor do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, da Escola Nacional de Saúde Pública-ENSP, da Fiocruz. Ambos integram a Coordenação Político-Pedagógica do Mestrado Profissional em Trabalho, Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais, ENSP-Fiocruz/Escola Nacional Florestan Fernandes (MST).

DOI:

https://doi.org/10.18569/tempus.v8i2.1527

Resumo

Perfilamo-nos integralmente à necessidade da afirmação, da permanente construção e da urgente socialização de uma ciência crítica e emancipadora, intuito tanto mais desafiante quanto mais se expande o capitalismo na atualidade. Esta expansão é o ponto de partida deste brevíssimo ensaio. Durante as últimas décadas, um termo se tornou corriqueiro: crise, muitas vezes adjetivado como “crise do capital”. É certo que extensas faixas populacionais vivem situações de crises as mais diversas: alimentar, de saúde, de habitação, de empregos, ambiental, etc.; é certo também que importante crise “econômica” abateu-se em 2008 sobre enormes grupos capitalistas. Porém, enquanto milhares perdiam suas casas nos Estados Unidos ou na Espanha, as grandes empresas desses países escaparam por jorros de recursos provenientes do aprofundamento de gigantescas dívidas públicas, recursos distribuídos a empresas e empresários “grandes demais para quebrar..

Downloads

Publicado

2014-06-29

Como Citar

Fontes, V. F., & Miranda, A. C. (2014). Pensamento crítico e as populações do campo, da floresta, das águas e. das cidades. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 8(2), Pág. 305-316. https://doi.org/10.18569/tempus.v8i2.1527

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)