Ecologia de saberes: a experiência do diálogo entre conhecimento científico e conhecimento tradicional na comunidade quilombola da Rocinha

Autores

  • Luciana Marinho Marinho Santos Graduada em pedagogia (UNEB), graduanda em Direito (uneb). Endereço profissional: Estrada Bruma do-livramento, km 01, UNEB, Campus XX, Brumado.

DOI:

https://doi.org/10.18569/tempus.v8i2.1522

Resumo

Este artigo tem como finalidade refletir sobre o diálogo entre o conhecimento científico moderno e o conhecimento construído pelos povos e comunidades tradicionais à luz do conceito “ecologia de saberes” de Boaventura Sousa Santos. O estudo é fruto de uma experiência do projeto de educação ambiental realizado em uma comunidade quilombola, tendo as plantas medicinais como elemento do conhecimento tradicional e sua relação com a medicina convencional na comunidade. Tais questões nos possibilitaram abordar, em uma perspectiva teórica, os elementos característicos da ecologia de saberes, apontando para a importância do diálogo entre os diversos saberes, especificamente, o conhecimento tradicional e o conhecimento científico.

Downloads

Publicado

2014-06-29