A percepção do graduando em saúde coletiva sobre o estágio supervisionado

Autores

  • Aline Patrícia dos Santos Bezerra Coordenação Editorial - Editora Executiva - Editora Associada Tecnologia da Informação, Educação e Comunicação em Saúde - Universidade de Brasília - Núcleo de Estudos de Saúde Publica
  • Alanny Ferreira Moutinho Moutinho
  • Dábyla Fabriny Batista de Alkmim
  • Indyara de Araújo Morais Morais

DOI:

https://doi.org/10.18569/tempus.v7i3.1398

Resumo

O estágio supervisionado é caracterizado pelo momento em que o estudante depois de uma extensa carga teórica vai ao serviço e à gestão aplicar o conhecimento adquirido a fim de modificar situações de vulnerabilidade e mau funcionamento da gestão. Este estudo objetiva descrever e analisar o campo de estágio curricular das graduações da área de Saúde Coletiva, representados pelo bacharelado em Saúde Coletiva – Campus Ceilândia da Universidade de Brasília (UnB) e Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande (UFRN). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada em duas fases: análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos e descrição do estágio por intermédio de relatos de experiências e percepções dos autores do presente estudo. Na Graduação da Faculdade de Ceilândia o estágio é disposto nos últimos três semestres da graduação. O estágio I é realizado no Centro de Saúde; o estágio II no Hospital Universitário, com atividades de média e alta complexidade; e por fim, o estágio III nos níveis de gestão estadual e federal. Na Graduação de Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde da UFRN a inserção do estágio curricular é no sétimo e oitavo período letivo. Sendo realizado preferencialmente na gestão do sistema público de saúde, com oportunidades de atuação no sistema de saúde suplementar. O aproveitamento dos estagiários se dá pela oportunidade de conexão entre a teoria e a prática, construção de alternativas de organização e estratégias de mudança nos serviços de saúde na tentativa de solucionar problemas.

Biografia do Autor

Aline Patrícia dos Santos Bezerra, Coordenação Editorial - Editora Executiva - Editora Associada Tecnologia da Informação, Educação e Comunicação em Saúde - Universidade de Brasília - Núcleo de Estudos de Saúde Publica

Professora adjunta do Departamento de Saúde Coletiva, da Universidade de Brasília (UnB). Possui doutorado em Ciência da Informação pela UnB, mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialização em Administração da Comunicação Empresarial e graduação em Jornalismo e Relações Públicas. Atualmente é coordenadora do Centro de Tecnologias Educacionais Interativas em Saúde, da Faculdade de Ciências da Saúde (CENTEIAS/FS) e pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da UnB (NESP/CEAM/UnB), onde coordena a Unidade de Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Informação em Comunicação em Saúde Coletiva (CNPq-Brasil). Foi consultora em projetos de inclusão digital para o Ministério das Comunicações. Tem experiência nas áreas das Ciências da Informação e da Comunicação com ênfase em Comunicação da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: informação e comunicação em saude, tecnologias da informação e comunicação em saúde, inclusão digital, alfabetização em informação e em comunicação, redes sociais e ensino a distância.

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Publicado

2013-11-02

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