Trabalho coletivo e transmissão de saberes na saúde: desafios da assistência e da formação
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Como Citar

Joazeiro, E. M. G., & Scherer, M. D. dos A. (2012). Trabalho coletivo e transmissão de saberes na saúde: desafios da assistência e da formação. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 6(2), Pág. 279–291. https://doi.org/10.18569/tempus.v6i2.1129

Resumo

Considerando a dupla dimensão do trabalho em saúde, de intervenção na vida dos outros e ao mesmo tempo de formação, este artigo se propõe a realizar uma aproximação da atividade de trabalho de algumas profissões de saúde, sujeitos de pesquisa de estudos realizados pelas autoras. Buscou-se identificar como esses sujeitos apresentam e analisam a relação entre os saberes de seu próprio campo de formação e o saber das outras profissões com as quais interagem no seu cotidiano. A reflexão ancora-se nos conceitos e categorias analíticas da abordagem ergológica em diálogo com os depoimentos dos profissionais. Discute-se a especificidade do trabalho coletivo e da transmissão de saberes da e na saúde e a necessidade de compreendê-los numa perspectiva capaz de dialogar com outros e novos pontos de vista. Evidencia-se a riqueza de saberes e a potência que se descortina se consolidarmos um modelo de atenção capaz de conjugar a valorização do saber de cada profissão e potencializá-lo mediante a criação de dispositivos que instituam coletivos de trabalho sinérgicos.
https://doi.org/10.18569/tempus.v6i2.1129
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