Educação em saúde por meio de jogos:
PDF

Palavras-chave

Dengue
Educação em Saúde
Jogos Educativos
Aedes aegypti
Saúde Coletiva

Como Citar

Jonathas Riquiel da Silva Rodrigues, Julys Nathan Ferreira Soares, Barbara Eduarda Mota de Oliveira, Ana Valéria Machado Mendonça, & Natália Fernandes de Andrade. (2026). Educação em saúde por meio de jogos:: construção de ferramenta lúdica sobre dengue. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 19(4), 69–84. https://doi.org/10.18569/tempus.v19i4.3646

Resumo

A dengue é uma doença febril aguda, transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti, cuja proliferação é favorecida por acúmulo de água parada e condições urbanas precárias. Em 2024, o Brasil enfrentou a maior epidemia já registrada, superando até mesmo a COVID-19 em número de óbitos. Diante desse cenário alarmante, este trabalho criou um jogo educativo voltado a jovens e adultos, com o objetivo de informar, de forma lúdica, estratégias de prevenção e enfrentamento do mosquito transmissor da dengue. Desenvolvido entre março e maio de 2025 na disciplina de Educação em Saúde, o jogo foi baseado em dados científicos e estruturado com 110 cartas ilustradas, distribuídas em categorias como Mosquitos, Sintomas, Auxílio, Clima e Criadouros. A dinâmica do jogo estimula os participantes a comprar cartas e no baralho possuem mosquitos que contribuem para a derrota. A metodologia envolveu a aplicação de um questionário inicial para identificar lacunas de conhecimento e orientar o aprimoramento do conteúdo. Após a atividade, foi aplicado instrumento de avaliação com os participantes organizados em grupos distintos. Os resultados mostraram que a maioria dos jogadores ampliou seu entendimento sobre os sintomas da dengue, a importância da eliminação de criadouros e outras formas de prevenção. Conclui-se que o jogo possui potencial como recurso educativo, contribuindo para o enfrentamento à desinformação e promovendo o engajamento crítico. Sua aplicação em escolas e comunidades reforça o papel da extensão universitária como espaço de construção coletiva do saber.

https://doi.org/10.18569/tempus.v19i4.3646
PDF

Referências

Lima-Camara TN. A dengue é produto do meio: uma abordagem sobre os impactos do ambiente no mosquito Aedes aegypti e nos casos da doença. Rev Bras Epidemiol. 27 set 2024;27:e240048.

Medeiros EA. Desafios no controle da epidemia da dengue no Brasil. Acta Paul Enferm. 15 jul 2024;37:eEDT012.

Gomes JPM, Ribas IM, Valadares PAR, Jardim LS, Nogueira MC, Ferreira CC, et al. Relação entre temperatura do ar e incidência de dengue: estudo de séries temporais em Minas Gerais, Brasil (2010-2019). Cad Saúde Pública. 25 mar 2024;40:e00076723.

Xavier LL, Pessanha JFM, Honório NA, Ribeiro MS, Moreira DM, Peiter PC. A Incidência da Dengue Explicada por Variáveis Climáticas em Municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Trends Comput Appl Math. 28 abr 2025;26:e01476.

Nogueira DL, Sousa MS, Dias MSA, Pinto VPT, Lindsay AC, Machado MMT. Educação em saúde e na saúde: conceitos, pressupostos e abordagens teóricas. SANARE Rev Pol Públicas. 29 dez 2022;21(2)

Gomes JPM, Ribas IM, Valadares PAR, Jardim LS, Nogueira MC, Ferreira CC, et al. Relação entre temperatura do ar e incidência de dengue: estudo de séries temporais em Minas Gerais, Brasil (2010-2019). Cad Saúde Pública. 25 mar 2024;40:e00076723.

Gadotti M. Extensão Universitária: Para quê?. Inst Paulo Freire. 2017;15(1–18):1.

Claro LBL, Tomassini HCB, Rosa MLG. Prevenção e controle do dengue: uma revisão de estudos sobre conhecimentos, crenças e práticas da população. Cad Saúde Pública. 2004;20:1447–157.

Reis CB, Andrade SMO, Cunha RV. Responsabilização do outro: discursos de enfermeiros da Estratégia Saúde da Família sobre ocorrência de dengue. Rev Bras Enferm. 2013;66:74–8.

Acioli S. A prática educativa como expressão do cuidado em Saúde Pública. Rev Bras Enferm. 2008;61:117–21.

Brêtas JRS, Pereira SR. Projeto de extensão universitária: um espaço para formação profissional e promoção da saúde. Trab Educ Saúde. 2007;5:367–80.

Vasconcellos AA. Tecnologia Social: uma revisão de literatura. InterAção. 14 maio 2025;16(1):e89357–e89357.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2026 Tempus – Actas de Saúde Coletiva