Práticas para controle de vetores da Dengue, Zika e Chikungunya em escolas
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Como Citar

Santos, S. C. F., da Fonseca, L. C. F. ., Lana, J. C., & Bruno, C. T. da S. . (2025). Práticas para controle de vetores da Dengue, Zika e Chikungunya em escolas. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 16(02), 58–67. https://doi.org/10.18569/tempus.v16i02.3023

Resumo

A educação em saúde assume papel importantíssimo nas práticas de prevenção da transmissão das arboviroses, além de contribuir para a adoção de políticas públicas direcionadas. O objetivo deste estudo foi mapear práticas inovadoras para o controle de vetores da dengue, zika e chikungunya existentes no Brasil, a partir da pesquisa das atividades realizadas nas escolas e publicadas pelo Ministério da Educação e Ministério da Saúde. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, de base documental. Os dados foram analisados por meio da análise temática. A coleta de dados se deu através da busca de práticas de prevenção de Dengue, Zika e Chikungunya nas escolas, nas páginas oficiais do Ministério da Saúde e Ministério da Educação (MEC). Encontrou-se 9 ações, ocorridas durante o período de 2015 a 2017 em escolas de todo o país. As ações do MEC demonstram qualidade e envolvimento da comunidade, o que beneficia de forma ativa o combate ao A. aegypti. Além disso, é possível verificar a integração entre os setores, de forma a promover ações de educação em saúde na população. Diante do cenário atual brasileiro, as ações realizadas ainda são escassas, e é preocupante em relação às arboviroses e aos desafios para o controle de vetores no país. É essencial a disponibilidade de informações oportunas, por meio da integração de informações existentes e disponíveis, para a implementação de medidas específicas e efetivas para a prevenção e controle das arboviroses no Brasil.

https://doi.org/10.18569/tempus.v16i02.3023
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