Abstract
A fim de contribuir na gestão da Assistência Farmacêutica e prestar apoio matricial às 12 Unidades de Saúde que compõem o Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição (SSC/GHC), desde dezembro de 2005 o farmacêutico passou a fazer parte deste Serviço. Simultaneamente a este processo houve a inserção da Farmácia no Programa da Residência Integrada em Saúde (RIS), ênfase em Saúde da Família e Comunidade.
A partir deste período, várias ações têm sido desenvolvidas para a organização da AF no Serviço, em conjunto com os residentes farmacêuticos, buscando romper a rotina gerencial consumida na lógica imediatista, de atendimento de demanda espontânea. O trabalho é realizado com planejamento e metas definidas, através do acompanhamento e avaliação sistemática das ações desenvolvidas de forma a assumir responsabilidades com resultados. As ações estão baseadas nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e nos atributos da Atenção Primária à Saúde, norteadores do SSC/GHC.
A experiência do Farmacêutico nestes últimos cinco anos em um Serviço de Atenção Primária tem mostrado que este profissional faz diferença não só na redução de custos para o Sistema de Saúde ao fazer a reorganização da logística dos medicamentos, mas ao incorporar os atributos da Atenção Primária à Saúde nas suas atividades e ao se integrar às equipes de saúde, qualifica a assistência farmacêutica de forma que esta seja mais resolutiva e qualificada atendendo às necessidades da população no que tange à prevenção e ao tratamento, bem como à promoção de saúde. A qualificação do farmacêutico como um profissional de saúde, integrante do Sistema de Saúde também se mostra importante para que tenha o reconhecido merecimento perante os gestores, demais profissionais e à comunidade.