Education strategies and tools for qualification of family health teams
PDF (Português (Brasil))

How to Cite

Barreto, I. C. H. (2007). Education strategies and tools for qualification of family health teams. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 1(1), Pág. 77–97. https://doi.org/10.18569/tempus.v1i1.396

Abstract

Construir efetivamente um sistema público de saúde universal, integral e equânime, de acordo com o que foi definido na Constituinte para o SUS, exige dos gestores e trabalhadores grandes esforços no campo da organização dos serviços e da formação profissional. O Ministério da Saúde, em 2003, instituiu a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, como estratégia para a formação e desenvolvimento de trabalhadores para o setor, tendo criado desde então inúmeros projetos com o objetivo de, por meio do processo educativo dos trabalhadores em saúde, possibilitarem a reorientação do modelo assistencial em saúde. A efetivação de todos esses projetos e programas exige, contudo, que seja redesenhada a estrutura da formação no campo da saúde de uma forma mais profunda e abrangente. A proposta da criação de Sistemas de Saúde Escola insere-se nesse contexto. A idéiaforça de um Sistema de Saúde Escola (SSE) é criar uma Estratégia de Educação Permanente em parceria com as instituições de ensino, organizações não governamentais e movimentos populares, transformando toda a rede de serviços de saúde existente em um determinado território político-administrativo em espaços de educação contextualizada e de desenvolvimento profissional. O presente artigo discute ainda a dimensão pedagógica e as diretrizes de um Sistema de Saúde Escola, bem como as implicações da ordenação na formação de recursos humanos para o SUS.
https://doi.org/10.18569/tempus.v1i1.396
PDF (Português (Brasil))