Os sistemas de arquivos como tecnologia de informação na geração de aprendizagem e inovação em saúde digital
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Castro dos Santos, M. C. ., Anunciação F. de Oliveira do Amaral, L. ., França Meirelles, R. ., Mendo Carmona, C. ., Moreiro Gonzaléz, J. A. ., & Aragão Pedroza Cunha, F. J. . (2024). Os sistemas de arquivos como tecnologia de informação na geração de aprendizagem e inovação em saúde digital: um estudo nos hospitais do Brasil e Espanha. Tempus – Actas De Saúde Coletiva ISSN 1982-8829, 18(3), 80–93. https://doi.org/10.18569/tempus.v18i3.3497

Abstract

As inovações gerenciais nos organismos produtores de serviços de atenção à saúde (OPSAS) são constantes no âmbito da saúde digital. Os OPSAS enfrentam demandas de inovações impostas pelos usos das tecnologias de informação (TI), a exemplo do tratamento dos registros eletrônicos em saúde (RES) gerados para o alcance da promoção, prevenção e atenção sanitária dos países. Entende-se que os usos entre os OPSAS dos sistemas de arquivos, como uma TI na geração de conhecimentos assistenciais e administrativos, são dependentes da telemática para a complexidade das demandas dos sistemas nacionais de saúde. A gestão arquivística de documentos (GAD) possibilita aos RES um tratamento qualificado para promover a aprendizagem e inovação organizacional no contexto da saúde digital. Questiona-se qual a percepção dos gestores dos hospitais do Brasil e Espanha sobre o uso dos arquivos como uma TI para promover a aprendizagem e a inovação organizacional? Qual a relação entre a GAD e a gestão organizacional nestes serviços de saúde? Como potencializar o uso da TI para o tratamento e a organização dos RES? Objetivam-se realizar uma revisão de literatura sobre aprendizagem e inovação organizacional no âmbito dos OPSAS, entre os anos de 2016 e 2022; identificar o grau de concordância dos gestores dos OPSAS brasileiros e espanhóis sobre o uso da TI para as ações de aprendizagem organizacional; verificar o grau de concordância dos gestores dos OPSAS brasileiros e espanhóis sobre a promoção das inovações gerenciais dependentes da telemática. O estudo é exploratório e descritivo; abordagem quantiqualitativa; tipos bibliográfico, documental, de levantamento e empírico. Foram consultadas bases de dados; tabulados e analisados sete assertivas de um questionário aplicado entre 22 profissionais nos hospitais brasileiros e entre 12 profissionais dos hospitais espanhóis. Duas categorias de análise foram pré-estabelecidas: aprendizagem organizacional e inovação gerencial.  Os resultados apontam 31,17% dos respondentes brasileiros concordam totalmente que a GAD promove aprendizagem e inovação e 40,48% concordam totalmente que ações para aprendizagem e inovação são desenvolvidas dependentes das TI; 36,36% dos respondentes brasileiros discordam totalmente que a operação em computadores e aplicativos representa uma barreira no acesso à informação, enquanto cerca de 41,67% dos espanhóis concordam totalmente com essa assertiva. No que se refere à inovação nos hospitais associados à telemática, observou-se que 18,18% dos profissionais brasileiros e 41,67% dos profissionais espanhóis concordam totalmente e, respectivamente, 34,09% e 12,50% dos profissionais discordam. Esforços são necessários para a difusão da GAD entre os OPSAS.

https://doi.org/10.18569/tempus.v18i3.3497
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