Informação em saúde mediada por programas temáticos de uma web rádio, aplicada na escola, para estimular a cultura do cuidado.
PDF (Português (Brasil))

How to Cite

Lima Paiva, D. ., & Augusto Martins Torres, R. . (2024). Informação em saúde mediada por programas temáticos de uma web rádio, aplicada na escola, para estimular a cultura do cuidado. Tempus – Actas De Saúde Coletiva ISSN 1982-8829, 18(3), 45–50. https://doi.org/10.18569/tempus.v18i3.3493

Abstract

Objetivos. Evidenciar a promoção da informação em saúde. Analisar 3 programas temáticos sobre saúde de uma web rádio. Destacar esse dispositivo de educação em saúde no contexto da sociedade digital para possibilitar o cuidado no âmbito escolar. Método e material. Análise descritiva e documental dos discursos no chat de 3 programas de um canal de saúde de uma web rádio. Uso da teoria das mídias digitais e do web cuidado. Relato de uma prática de interação e debate entre os escolares por meio desse canal de saúde. Resultado. Os programas digitais de divulgação de temas de saúde permitiram o acesso à informação em saúde através de seu conteúdo audiovisual para os escolares. Por meio de interação e debate via chat, suscitou-se novas formas de comunicação para formação e educação em saúde dos sujeitos sociais participantes. Estimulou-se, assim, práticas de uma cultura do cuidado na escola extensiva à sociedade. Divulgou-se práticas saudáveis aos coletivos humanos usuários da internet. A informação em saúde estimulou a comunicação e curiosidade sobre o conteúdo educativo. As perguntas temáticas dos participantes permitiram relações dialógicas e interativas no ciberespaço. Conclusão. Os programas digitais sobre saúde são dispositivos de informação e educação em saúde. Eles impulsionaram junto aos escolares educação em saúde. Os programas agregaram, na escola, uma cultura do cuidado pela divulgação de conteúdos comunicacionais em saúde. Assim, o propósito educativo efetivou-se por meio da divulgação da informação em saúde sobre diabetes mellitus, tuberculose e sífilis. Os escolares realizaram perguntas no canal e assistiram as temáticas. Eles obtiveram informações com vistas à promoção de sua saúde e prevenção de doenças abordadas no espaço escolar via web rádio por meio de um canal on-line.

https://doi.org/10.18569/tempus.v18i3.3493
PDF (Português (Brasil))
Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Tempus – Actas de Saúde Coletiva