Oficinas culinárias: uma estratégia de educação nutricional sob a perspectiva do PRÓ-SAÚDE.
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Como Citar

Pineli, L. de L. de O., Riquette, R. F. R., Moreira, G. P., Silva, E. C. da, Assis, D. C. de, Lima, L. M. de, Pires, E. C. de S., & Ginani, V. C. (2015). Oficinas culinárias: uma estratégia de educação nutricional sob a perspectiva do PRÓ-SAÚDE. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 9(1), Pág. 107–123. https://doi.org/10.18569/tempus.v9i1.1695

Resumo

O Subprojeto 5: Atividades Físicas/Práticas Corporais e Alimentação Saudável: os programas Jogo de Cintura, Doce Desafio e Oficinas Culinárias, inserido no Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, tem como objetivo contribuir para a promoção de modos de viver saudáveis e sustentáveis, com ênfase na alimentação saudável e atividade física. Este estudo traz uma descrição das atividades das Oficinas Culinárias  de alimentação saudável e práticas alimentares. Foram realizadas cinco oficinas, quatro oficinas culinárias e uma de testes sensoriais. As etapas para planejamento das oficinas foram identificação da demanda e definição do tema; pesquisa, seleção das preparações e elaboração das fichas técnicas de preparo (FTP); elaboração do plano da oficina e preparo do material e divulgação; realização da oficina; e, análise dos dados. O público-alvo foi composto de adultos portadores de Diabetes Mellitus ou outras Doenças Crônicas Não Transmissíveis, participantes dos programas Doce Desafio ou Jogo de Cintura para oficinas culinárias e nutricionistas dos Restaurantes Comunitários do Distrito Federal (DF) para oficina de testes sensoriais. Foram aplicados os testes sensoriais  triangular e/ou de aceitação dependendo da oficina. As preparações realizadas apresentaram em geral boa aceitação com exceção daquelas em que houve dificuldades com as instruções da FTP. Os participantes que foram questionados sobre a satisfação com as oficinas, responderam de forma positiva. As Oficinas Culinárias revelam-se como estratégia de educação nutricional no contexto do Pró-Saúde, considerando a comunidade atendida, como campo de prática para ensino e pesquisa e formação dos estudantes dentro dos princípios de atenção primária em saúde.  
https://doi.org/10.18569/tempus.v9i1.1695
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