Saúde na escola: reflexões a partir das vivências dos estudantes de Fisioterapia
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Peireira Neto, E. A., Ferreira, J. J., Silva, K. T. C. e, Mendonça, M. G. L. de, Santos, R. N. L. C. dos, & Ribeiro, K. S. Q. S. (2016). Saúde na escola: reflexões a partir das vivências dos estudantes de Fisioterapia. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 10(1), Pág. 231–239. https://doi.org/10.18569/tempus.v10i1.1620

Abstract

O Programa Saúde na Escola tem sido uma importante estratégia de prevenção e promoção da saúde na atenção primária. Esse programa consiste na realização de ações de promoção e prevenção em saúde, exige a ação conjugada de setores da saúde e da educação e muitos estudantes da área de saúde não têm a possibilidade de vivenciar esse programa durante a graduação. O objetivo deste texto, portanto, é compartilhar as vivências dos acadêmicos de Fisioterapia da UFPB na atuação na perspectiva do Programa Saúde na Escola e a importância dessa prática na formação profissional. O estudo foi realizado em uma escola da periferia da cidade de João Pessoa – PB. Quatro estagiários do oitavo período do curso de Fisioterapia desenvolveram durante dois meses atividades de educação na escola para aproximadamente 30 crianças. A análise dos discursos dos estagiários apontou que a vivência no programa contribuiu para o crescimento acadêmico e permitiu que eles observassem a importância de uma atuação conjunta com outros setores e também permitiu que percebessem como uma atuação no nível da atenção básica dentro do ambiente escolar pode ser transformadora, não apenas para as crianças que participaram da atuação, mas também de todos ao seu redor, sobretudo por ter sido pautada na educação popular.
https://doi.org/10.18569/tempus.v10i1.1620
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