Resumo
Este trabalho tem como objetivo expor uma reflexão teórica a partir de uma experiência de trabalho multidisciplinar com grupos na área hospitalar. Aponta os principais marcos históricos de concepções de educação em saúde adotadas no contexto brasileiro a partir do início do século XX, bem como os modelos de práticas educativas presentes em cada contexto. Destaca como desafio aos profissionais de saúde a implementação da metodologia de grupo sob o enfoque do modelo dialógico objetivando uma participação emancipatória do usuário e sua autonomia na promoção da saúde e de sua própria cidadaniaA Tempus garante critérios rigorosos, por meio de avaliação sistemática. Os autores se responsabilizam pela veracidade e ineditismo do trabalho cabendo a eles a cessão de direitos de publicação à revista. A confiabilidade dos conteúdos e a marca própria de apresentação tem como objetivo uma comunicação personalizada, adaptada aos padrões da revista, na medida em que adota critérios de excelência exigidos por seus usuários e especialistas, considerando os rigores da comunicação científica. Os autores devem especificar sua contribuição individual na concepção, delineamento, execução do trabalho, análise ou interpretação dos dados, redação e aprovação final do manuscrito. Incluir Fontes de financiamento e de apoio logístico das pesquisas. Ao final da submissão do artigo, os autores devem enviar uma declaração de cessão de direitos de publicação à Revista TEMPUS , assinada e no formato PDF (Portable Document Format ): Modelo da declaração de cessão de direitos.