Prática educativa no campo da promoção da saúde: potencialidades dos grupos multidisciplinares no contexto hospitalar.
PDF

Como Citar

Santos, M. C. B., Silva, L. A. de B. e, Neves, A. dos S., Pessoa, D. R. N., Basílio, I. L., & Ramos, M. de O. (2011). Prática educativa no campo da promoção da saúde: potencialidades dos grupos multidisciplinares no contexto hospitalar. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 5(1), Pág. 207–219. https://doi.org/10.18569/tempus.v5i1.927

Resumo

Este trabalho tem como objetivo expor uma reflexão teórica a partir de uma experiência de trabalho multidisciplinar com grupos na área hospitalar. Aponta os principais marcos históricos de concepções de educação em saúde adotadas no contexto brasileiro a partir do início do século XX, bem como os modelos de práticas educativas presentes em cada contexto. Destaca como desafio aos profissionais de saúde a implementação da metodologia de grupo sob o enfoque do modelo dialógico objetivando uma participação emancipatória do usuário e sua autonomia na promoção da saúde e de sua própria cidadania
https://doi.org/10.18569/tempus.v5i1.927
PDF