Análise dos resultados esperados de um projeto de educação permanente em saúde: efeito multiplicador e mudanças no processo de trabalho
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Como Citar

Mendonça, M. K., & Gouvea, L. A. V. N. de. (2011). Análise dos resultados esperados de um projeto de educação permanente em saúde: efeito multiplicador e mudanças no processo de trabalho. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 5(1), Pág. 187–205. https://doi.org/10.18569/tempus.v5i1.926

Resumo

O objetivo deste trabalho é fazer uma análise dos resultados esperados de um projeto de Educação Permanente em Saúde intitulado “Atualização em Atenção Básica de Saúde”, desenvolvido por um Pólo Regional de Educação Permanente em Saúde do Estado do Paraná, no que se refere à multiplicação dos conteúdos pelos sujeitos que o realizaram para os demais profissionais do município e mudanças no processo de trabalho. Para tanto, realizou-se pesquisa de campo junto a 18 profissionais participantes do curso, por meio de questionário, sendo os dados coletados analisados a partir de uma abordagem quantitativa. No que concerne ao efeito multiplicador 78% dos sujeitos realizou o repasse de alguns conteúdos e os demais não o fizeram devido várias dificuldades a nível local; as mudanças no processo de trabalho se expressaram na organização do trabalho e técnica, melhora do conhecimento sobre o serviço e melhor desempenho profissional. Os resultados obtidos revelam que quando os participantes do curso conseguiram atuar como multiplicadores houve melhor organização no trabalho, melhor atendimento a população e trabalho em equipe. Deste modo, considera-se relevante ter nos serviços de saúde, um espaço coletivo de reflexão e ação para a constituição de sujeitos críticos, desenvolvimento de vínculos e a cooperação mútua, como é proposto pela educação permanente em saúde.
https://doi.org/10.18569/tempus.v5i1.926
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