Os desafios de uma filosofia para a humanização do parto e do nascimento
PDF

Palavras-chave

Obstetrícia. Filosofia. Parto e Nascimento. Práticas Baseadas em Evidências Científicas. Parto Humanizado.

Como Citar

dos Santos, M. L. (2010). Os desafios de uma filosofia para a humanização do parto e do nascimento. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 4(4), pag.17–24. https://doi.org/10.18569/tempus.v4i4.829

Resumo

Parto e nascimento sempre foram considerados “coisas de mulher”, mas a partir do século XVII o homem adentrou esse universo, construindo a Obstetrícia como uma ciência sob a ótica masculina. O artigo aborda a construção histórica dessa ciência e traz reflexões para reorientar essa prática, identificando os desafios que se apresentam na busca de uma atenção humanizada, com base em evidências científicas e em equilíbrio com a natureza feminina e do planeta.
https://doi.org/10.18569/tempus.v4i4.829
PDF

A Tempus garante critérios rigorosos, por meio de avaliação sistemática. Os autores se responsabilizam pela veracidade e ineditismo do trabalho cabendo a eles a cessão de direitos de publicação à revista. A confiabilidade dos conteúdos e a marca própria de apresentação tem como objetivo uma comunicação personalizada, adaptada aos padrões da revista, na medida em que adota critérios de excelência exigidos por seus usuários e especialistas, considerando os rigores da comunicação científica. Os autores devem especificar sua contribuição individual na concepção, delineamento, execução do trabalho, análise ou interpretação dos dados, redação e aprovação final do manuscrito. Incluir Fontes de financiamento e de apoio logístico das pesquisas. Ao final da submissão do artigo, os autores devem enviar uma declaração de cessão de direitos de publicação à Revista TEMPUS , assinada e no formato PDF (Portable Document Format ): Modelo da declaração de cessão de direitos.