Resumo
O Coronavírus deixará marcas que irão reverberar nas emoções dos estudantes, que precisarão encontrar na escola um legítimo lugar de fala. Neste trabalho o objetivo é pensar sobre os desdobramentos da pandemia quanto à saúde mental dos estudantes no retorno à escola. As reflexões são pautadas em experiências vivenciadas em sala de aula, em debates ocorridos no I Seminário Interno do Projeto Antropo-Covid-19 Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade de Brasília (UnB) e em pesquisas bibliográficas sobre Educação e Saúde que perpassam o cuidado, bem como nas contribuições advindas da Terapia Comunitária Integrativa (TCI), metodologia que se apoia na fala e na escuta como forma de cuidado e que pode ser empregada para promoção da saúde dos alunos no retorno à escola. O estudo aponta para as potencialidades da TCI para mitigar os efeitos emocionais advindos da pandemia e do afastamento do contexto escolar e para a necessidade do trabalho articulado e intersetorial com vistas ao retorno eficiente e seguro.

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