Repercussões da Covid-19
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Palavras-chave

Cronich Disease
Students
Covid-19
Health Promotion Enfermedad crónica
Estudiantes
Covid-19
Promoción de la Salud Doença crônica
Estudantes
Covid-19
Promoção da Saúde

Como Citar

Carniel , J. M. G. ., Beckert , R. A. T. ., Pilger, K. C. de P. ., Costa , G. G. B. ., Hoelscher , B. R. ., Tombini , L. H. T. ., Geremia , D. S. ., & Madureira, V. S. F. . (2025). Repercussões da Covid-19: diálogos com universitários que vivenciam condições crônicas. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 18(1). https://doi.org/10.18569/tempus.v18i1.3248

Resumo

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo ação-participante, fundamentada nos pressupostos teóricos da Promoção da Saúde, que utilizou o Itinerário de Pesquisa proposto com base no Círculo de Cultura de Paulo Freire. Objetivou compreender a percepção de estudantes universitários com condições crônicas de saúde, sobre as repercussões da pandemia covid-19. Participaram nove estudantes de uma universidade pública do Sul do Brasil, com idades entre 19 e 37 anos e que conviviam com alguma condição crônica de saúde. Foram realizados dois Círculos de Cultura de aproximadamente 60 minutos cada, seguindo as etapas: investigação temática; codificação e descodificação e desvelamento crítico. Emergiram três temas geradores: repercussões negativas da pandemia; repercussões positivas; e repercussões pós-pandemia. Como repercussões negativas apontaram incerteza, impotência, medo, insuficiência, mudança, indiferença e ansiedade, todas relacionadas à condição crônica, ao isolamento social e às mudanças na rotina. As repercussões positivas voltavam-se à possibilidade de ficar mais tempo com a família e de repensar os hábitos de vida. As repercussões pós-pandemia estavam relacionadas ao retorno às aulas presenciais, maior tempo dedicado à graduação, melhor controle da ansiedade, maior uso de dispositivos eletrônicos, falta de atividade física, maior consumo de medicamentos e melhora na alimentação. Este estudo possibilitou que os universitários tivessem um espaço de troca de experiências com outros estudantes que passaram por situações semelhantes. Com isso, também foi possível identificar quais foram as repercussões do período pós pandêmico a esse público em específico, possibilitando novos estudos e novas intervenções futuras.

https://doi.org/10.18569/tempus.v18i1.3248
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