Curso on-line aberto e massivo (mooc) sobre atenção à reabilitação da pessoa com transtorno do espectro do autismo
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Palavras-chave

Educación a Distancia
Educación Continua
Trastorno del Espectro Autista
Nutricionistas Distance Education
Continuous Learning
Autistic Spectrum Disorder
Nutritionists Transtorno do Espectro Autista
Nutricionistas
Educação à Distância
Educação Permanente

Como Citar

de Sousa Chaves, A., Costa das Chagas, D., Trindade Garcia, P., Moraes Campos, D., Silva de Sousa, F. ., & Figueiredo de Oliveira, A. E. . (2025). Curso on-line aberto e massivo (mooc) sobre atenção à reabilitação da pessoa com transtorno do espectro do autismo: avaliação de nutricionistas. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 17(1), 112–128. https://doi.org/10.18569/tempus.v17i1.3101

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar a avaliação de nutricionista sobre um MOOC voltado a atenção à reabilitação da pessoa com TEA. Trata-se de um estudo transversal e descritivo, no qual foram incluídos profissionais nutricionistas que finalizaram o curso no ambiente virtual de aprendizagem (SaiteAVA) da UNA-SUS/ UFMA. A coleta de dados foi realizada por meio de três questionários padronizados, estes dados foram analisados no software STATA, versão 14.0 (StataCorp LP, College Station, Estados Unidos). Dentre os profissionais nutricionistas que concluíram o curso, a maior parte era do sexo feminino (88,3%), tinham dez anos ou mais de formação (29,1%), não eram trabalhadores do SUS (54,3%) e residiam na região sudeste (36,4%). Além disso, eles possuíam boas habilidades no uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) (48,5%) e aproximadamente um terço dos nutricionistas buscavam atualização ou aperfeiçoamento profissional (33,0%). As avaliações positivas do curso destacaram os conteúdos abordados e a importância do curso para a formação profissional e as negativas revelaram as dificuldades na navegabilidade do curso. Concluiu-se que a maioria dos nutricionistas usufruíram positivamente do curso, além de demonstrar que a ferramenta MOOC tem a potencialidade de atualizar profissionais sobre o TEA.

https://doi.org/10.18569/tempus.v17i1.3101
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