Resumo
Este artigo aborda a crise não epiléptica em eventos paroxísticos de origem psicogênica. Nele, discute-se as dificuldades que os profissionais da saúde, responsáveis pelo diagnóstico, possuem ao lidar com indivíduos que apresentam sinais e sintomas epilépticos, mas que por sua vez, não tem relação com a epilepsia. Nesse contexto, o objetivo geral é investigar como se dá o processo de diagnóstico da Crise Psicogênica não Epiléptica (CPNE). Para isso, o procedimento metodológico reportou-se ao uso da pesquisa bibliográfica por meio da coleta de dados de artigos publicados que abrangessem e retratassem a temática direcionada à prática clínica, assim, foram analisadas publicações acadêmicas, selecionadas as de interesse, e por meio da observação foram analisados os dados com intuito de reunir o conhecimento produzido sobre o tema. Após a pesquisa, concluio-se que é necessário que equipes de saúde tenham conhecimento a respeito das características, diagnóstico e tratamento de uma CPNE, para que diante de qualquer ocorrência aparente, busque-se investigar em detalhes o histórico de vida do indivíduo e que esse seja encaminhado para a realização do vídeo-eletroencefalograma, a fim de descartar ou confirmar de maneira correta a investigação e oferecer um tratamento resolutivo.
Referências
LISKE, E.; FORSTER, Francis M. Pseudoseizures a problem in the diagnosis and management of epileptic patients. Neurology, Minneápolis, v. 14, n. 41, p. 41, 1964. 154 ISSN 1982-8829 Tempus - Actas de Saúde Coletiva, Brasília, 17(1), 2023
GOODWIN, Jean; GROSS, Meir. Pseudoseizures and Incest. American Journal of Psychiatry, v. 153, 1979.
LANZILLOTTI, Alejandra Inés, et al. Updated Review on the Diagnosis and Primary Management of Psychogenic Nonepileptic Seizure Disorders. Neuropsychiatric Disease and Treatment, Buenos Aires, v. 17, p. 1825-1838, 2021.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. Cortez, São Paulo, p. 1-274, 2013.
MINAYO. Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª edição. São Paulo: Hucitec Editora, 2014.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Tempus – Actas de Saúde Coletiva