A EDUCAÇÃO PERMANENTE E SUA INFLUÊNCIA NA MICROPOLÍTICA DO TRABALHO EM SAÚDE BUCAL
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Como Citar

Scherrer Lemgruber Goulart, W., dos Santos Neto, E. T., & Dutra Degli Esposti, C. (2020). A EDUCAÇÃO PERMANENTE E SUA INFLUÊNCIA NA MICROPOLÍTICA DO TRABALHO EM SAÚDE BUCAL. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 13(3), Pág. 107–122. https://doi.org/10.18569/tempus.v13i3.2646

Resumo

A educação permanente em saúde é um movimento que permite produzir processos de formação no próprio espaço de trabalho, promovendo reflexões sobre como tem se materializado as ações de saúde, com vistas a problematizá-las e reconstruí-las por meio de práticas educativas significativas. Este artigo objetiva analisar a percepção de cirurgiões-dentistas e de coordenadores municipais de saúde bucal sobre as repercussões micropolíticas da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) implementada numa região do Espírito Santo, Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja construção dos dados deu-se a partir de um grupo focal. A discussão do grupo focal foi gravada, transcrita e foi submetida a uma análise de conteúdo temática, processada no programa Maxqda 12.0. Os resultados apontaram as estratégias realizadas e a organização inicial da política implementada, bem como fatores que a facilitaram ou a dificultaram. Percebeu-se o efeito da educação permanente em saúde na micropolítica do processo de trabalho das equipes de saúde bucal. Contudo, constatou-se barreiras a serem enfrentadas na gestão, no processo de trabalho clínico-técnico e no controle social. Conclui-se que há necessidade de se promover efetivas oportunidades de crescimento dos profissionais da saúde por meio da valorização da educação permanente em saúde, bem como, o envolvimento de todos os atores sociais.
https://doi.org/10.18569/tempus.v13i3.2646
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