Resumo
A Tempus Actas de Saúde Coletiva é um periódico arbitrado, de abrangência internacional e tem como objetivo promover a aproximação entre pesquisadores para a troca de experiências, mediante a publicação de textos relevantes que espelhem as linhas de pensamento e ação, tanto no campo acadêmico quanto profissional na saúde coletiva e áreas afins. Um esforço de tal envergadura só é possível com o concurso e participação de uma rede de colaboradores, o que tem garantido sua publicação trimestral ininterrupta.
Ao longo desses 10 anos, a Tempus, sempre focada na Saúde Coletiva, vem utilizando duas estratégias para composição de seus números, que seguem os mesmos critérios de avaliação, mas resultam em duas produções bastantes distintas: são os chamados “Números Temáticos” e os “Temas Livres”.
Estas duas formas de produção se diferem, sobretudo, na “perspectiva do olhar”. Enquanto na primeira o olhar é direcionado para fora, para o mundo. A segunda olha para dentro da revista, para sua plataforma de gerenciamento. Ou seja, enquanto os “Números Temáticos” buscam responder/contribuir a um contexto político-social da atualidade, os “Temas Livres” buscam atender às
demandas espontâneas da revista, em função do fluxo contínuo que, obviamente também atendem ao contexto político-sociais, mas em temas bem diversos.