Educação em Saúde: Relato de Oficinas realizadas com crianças na Atenção Primária à Saúde

Palavras-chave

Atenção Primária à Saúde
Crianças
Educação em Saúde

Como Citar

Soares, A. C. N., Azevedo, D. V. de, Melo, K. M. de, Silva, P. E. da, & Marcelo, M. E. M. F. (2018). Educação em Saúde: Relato de Oficinas realizadas com crianças na Atenção Primária à Saúde. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 12(1), Pág. 235–250. https://doi.org/10.18569/tempus.v10i4.2182

Resumo

Na infância ocorrem modificações do ambiente físico, familiar e social em que a criança está inserida, que influenciam o desenvolvimento e a fase adulta. Portanto, merecem atenção dos serviços de saúde. A assistência deve ser integral, buscando atender as necessidades da criança em diferentes períodos de sua vida. Assim, através de ações de educação em saúde é possível melhorar as condições de vida e saúde da criança, ancoradas no conceito de promoção da saúde. Neste estudo, objetiva-se relatar a experiência de educação em saúde oferecida por meio de oficinas educativas para um grupo de crianças na Atenção Primária à Saúde (APS). Foi utilizada metodologia participativa e técnicas lúdicas na realização de seis oficinas, realizadas em uma comunidade do município de Fortaleza, Ceará (CE), sendo desenvolvidas por profissionais de saúde da Residência Integrada em Saúde (RIS), com ênfase em Saúde da Família e Comunidade. A metodologia participativa valorizou o conhecimento prévio dos participantes, quanto a temáticas relacionadas à alimentação, higiene bucal e corporal, dentre outras abordagens. As oficinas despontaram como um espaço de reflexão e debate sobre a adoção de hábitos saudáveis, além de promover a troca de informações, permitindo a identificação de demandas de saúde das crianças e o aumento do vínculo entre os profissionais da APS e usuários, estimulando o cuidado em saúde na comunidade. Deste modo, foi possível aprimorar os conhecimentos da população acerca de saúde, favorecendo a promoção da saúde e proporcionando melhoria da qualidade de vida.
https://doi.org/10.18569/tempus.v10i4.2182

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