A Sindrome de Burnout(SB) em docentes do ensino superior de instituições privadas de Santarém, PA
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Palavras-chave

Síndrome de Burnout. Docentes. Condições de trabalho.

Como Citar

Bruch Dutra, L., Aerts, D., Alves, G. G., & Câmara, S. G. (2016). A Sindrome de Burnout(SB) em docentes do ensino superior de instituições privadas de Santarém, PA. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 10(3), Pág. 115–136. https://doi.org/10.18569/tempus.v10i3.1872

Resumo

A Sindrome de Burnout implica em diversas consequências sociais e afeta negativamente a qualidade de vida do docente e do trabalho desenvolvido. Compreende as seguintes dimensões: Ilusão pelo trabalho, Desgaste psíquico, Indolência e Culpa. O objetivo deste artigo foi estudar a Síndrome de Burnout (SB) em docentes das instituições privadas de ensino superior de Santarém-PA e sua relação com características demográficas, laborais e estilo de vida. Foi realizado estudo transversal com 311 docentes das áreas da saúde, exatas e humanas. Utilizou-se o instrumento autoaplicável, Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo-CESQT, e regressão linear múltipla para o estudo de cada uma das quatro dimensões da SB. Os resultados mostraram que tempo de docência e tempo de docência na instituição; qualidade da relação com chefias, colegas e alunos; presença de recursos necessários para o trabalho; desejo de mudar de profissão e percepção de saúde foram algumas das características que estiveram relacionados com as dimensões da SB. Portanto, necessita-se de investimentos em políticas institucionais que visem a melhoria da qualidade de vida do docente nas suas funções laborais e investimentos nas condições de trabalho.
https://doi.org/10.18569/tempus.v10i3.1872
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