O supervisor e as estratégias educacionais dos encontros locorregionais no Programa Mais Médicos do Brasil: reflexões acerca de concepções e práticas.

Palavras-chave

educação permanente
educação em saúde
prática profissional
atenção primária à saúde
aprendizagem baseada em problema

Como Citar

ENGSTROM, E. M. (2023). O supervisor e as estratégias educacionais dos encontros locorregionais no Programa Mais Médicos do Brasil: reflexões acerca de concepções e práticas. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 10(1). https://doi.org/10.18569/tempus.v10i1.1779

Resumo

Para aprimorar a formação médica, o Programa Mais Médicos do Brasil (PMM), dentre uma de suas finalidades, realizou a provisão de médicos nas regiões prioritárias para o SUS, a fim de reduzir as desigualdades regionais em saúde, integrando ensino-serviço, com a supervisão direta aos médicos participantes. O presente artigo discute uma experiência de supervisão coletiva (encontros locorregionais) desenvolvida em um município do estado do Rio de Janeiro em 2014-2015. Ao se considerar a potência de desenvolver a força de trabalho do SUS segundo pressupostos da educação permanente em saúde, procurou-se refletir acerca da identificação de necessidades educacionais, da construção de estratégias e ofertas de formação no ambiente do trabalho dos médicos do PMM. Foram realizados sete encontros, com a participação de 16 médicos participantes do PMM, além de supervisores (2), tutor, gestor municipal e apoiadores/especialistas municipais. Metodologias baseadas na pedagogia da problematização foram vivenciadas e as temáticas foram o diagnóstico situacional e identificação de prioridades (matriz de problemas/propostas), sendo eleitas as áreas: saúde mental, uso de drogas, saúde da mulher/pré-natal e criança. As estratégias educacionais facilitaram a integração da gestão, supervisão e médicos, em diálogo com às necessidades de saúde da população, o modelo de atenção e a organização da rede de saúde local.
https://doi.org/10.18569/tempus.v10i1.1779

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