Resumo
Este artigo objetiva relatar a experiência do Pró-PET Saúde da Universidade Federal do Paraná com a Secretaria Municipal de Saúde de Colombo-PR. Trata-se de um relato de experiência retrospectivo e descritivo sobre o tema da integração acadêmica e trabalho multiprofissional. As atividades foram desenvolvidas pelos acadêmicos, preceptores e tutores dos cursos de enfermagem, farmácia, nutrição, medicina, odontologia e terapia ocupacional. O trabalho visou à integração, mediante ações, realizadas pelos grupos: diagnóstico em saúde, atenção à saúde, educação permanente e controle social. O Pró-PET Saúde vem fortalecendo a interação entre ensino-serviço-comunidade, importante para a construção de serviços de saúde mais qualificados e possibilitando ações mais próximas às necessidades do Sistema Único de Saúde. Esta vivência possibilitou qualificar a formação acadêmico-profissional na linha da interdisciplinaridade, sendo importante para o fortalecimento da interação entre os profissionais e a articulação das ações de saúde.Referências
Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES nº 1.133/2001. Diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação em enfermagem, medicina e nutrição. Diário Oficial da União, 3 Out 2001.
Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 6, de 19 de fevereiro de 2002. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em terapia ocupacional. Diário Oficial da União, 4 Mar 2002.
Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em farmácia. Diário Oficial da União, 4 Mar 2002.
Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 3, de 19 de fevereiro de 2002. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em odontologia. Diário Oficial da União, 4 Mar 2002.
Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Portaria Interministerial nº 1.802, de 26 de agosto de 2008. Institui o programa de educação pelo trabalho para a saúde – PET Saúde. Diário Oficial da União, 27 Ago 2008.
Ferla AA, Ceccim RB, Dall alba R. Informação, educação e trabalho em saúde: para além de evidências, inteligência coletiva. R. Eletr. De Com. Inf. Inov. Saúde [Internet]. 2012 [acesso em 13 Jun 2014]; 6(2) Sup: [13 p.]. Disponível em: http://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/620
Ceccim RB, Feuerwerker lCM. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis: Rev. Saúde Coletiva. 2004; 14(1):41-65.
Ceccim RB, Ferla AA. Educação e saúde: ensino e cidadania como travessia de fronteiras. Trab. Educ. Saúde. 2008; 6(3):443-56.
Pinto H, Sousa A, Ramos-Florêncio AS. O programa nacional de melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica: reflexões sobre o seu desenho e processo de implantação. R. Eletr. De Com. Inf. Inov. Saúde [Internet]. 2012 [acesso em 13 Jun 2014]; 6(2) Sup: [19 p.]. Disponível em: http://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/624
Merhy EE, Feuerwerker LCM, Ceccim RB. Educación permanente en salud: una estrategia para intervenir en la micropolítica del trabajo en salud. Salud Colectiva. 2006; 2(2):147-60.
IPARDES - INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL. Paraná em foco [Internet]. 2011 [acesso em 28 Ago 2014]. Disponível em: http://www.ipardes.gov.br/modules/conteudo/conteudo/conteudo.php?conteudo=86
Ministério da Saúde. Saúde da família: uma estratégia para reorientação do modelo assistencial. Brasília, DF: MS; 1997.
Assega ML, Lopes Júnior LC, Santos EV, Antoniassi RS, Padula MGC, Pirolo SM. A interdisciplinaridade vivenciada no PET-Saúde. Ciência & Saúde (Porto Alegre). 2010; 3(1):29-33.
Batista KBC, Gonçalves OSJ. Formação dos profissionais de saúde para o SUS: significado e cuidado. Saúde Soc. 2013; 20(4):884-99.
Almeida MM, Morais RP, Guimarães DF, Machado MFAS, Diniz RCM, Nuto SAS. Da teoria à prática da interdisciplinaridade: a experiência do Pró-Saúde Unifor e seus nove cursos de graduação. Rev. Bras. Educ. Med. 2012; 36(1):119-26.
Teixeira CF, Paim JS. Política de formação de recursos humanos em saúde: conjuntura atual e perspectivas. Divulg. Saúde Debate. 1996; 12:19-23.
Fonseca GS, Junqueira SR, Zilbovicius C, Araujo ME. Educação pelo trabalho: reorientando a formação de profissionais da saúde. Interface (Botucatu). Ahead of print. Epub 09 Mai 2014.
Ferreira RC, Fiorini VML, Crivelaro E. Formação profissional no SUS: o papel da Atenção Básica em Saúde na perspectiva docente. Rev. Bras. Educ. Med. 2010; 34(2):207-15.
Moretti-Pires RO, Bueno SMV. Freire e formação para o Sistema Único de Saúde: o enfermeiro, o médico e o odontólogo. Acta Paul. Enferm. 2009; 22(4):439-44.