Dificuldades e estratégias de estudantes de pós-graduação da área de ciências da saúde para escrever e publicar em inglês – um estudo qualitativo descritivo.
PDF

Como Citar

Cunha, A. C., Santos, A. O., Dias, Álvaro M., Lafer, B. L., & Busatto, G. F. (2014). Dificuldades e estratégias de estudantes de pós-graduação da área de ciências da saúde para escrever e publicar em inglês – um estudo qualitativo descritivo. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 8(3), Pág. 145–155. https://doi.org/10.18569/tempus.v8i3.1569

Resumo

Estudo qualitativo descritivo que descreve dificuldades e estratégias de estudantes de um programa de pós-graduação em medicina para escrever e publicar artigos, derivados de seus trabalhos de mestrado e doutorado, em periódicos indexados pelo JCR-ISI Web ofKnowledge; com base na análise de conteúdo de respostas a um questionário aplicado com 43 estudantes. As dificuldades destacadas foram a falta de treino na escrita em língua inglesa, a compreensão e cumprimento de normas dos periódicos e a tradução de termos científicos. As estratégias utilizadas são a leitura de artigos em inglês, a redação do artigo desde o início em língua inglesa e a organização de uma estrutura básica do texto. Além disso, os estudantes tem recebido ajuda de revisores, nacionais e estrangeiros, como orientadores, coorientadores e revisores profissionais em língua inglesa, configurando uma rede de apoio de suporte a essa atividade.
https://doi.org/10.18569/tempus.v8i3.1569
PDF