“Bacharelado em Saúde Coletiva: Preenchendo Lacunas e Formando Competências para o SUS”
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Palavras-chave

Recursos Humanos em Saúde
Sistema Único de Saúde
Profissional da Saúde
Educação em Saúde
Identidade profissional.

Como Citar

Santana, P. R. S., Martins, R. D. M., Guarda, F. R. B., Cruz, S. L. C., & Santana, S. C. S. (2013). “Bacharelado em Saúde Coletiva: Preenchendo Lacunas e Formando Competências para o SUS”. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 7(3), Pág. 43–55. https://doi.org/10.18569/tempus.v7i3.1392

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir questões relativas à identidade profissional, mercado de trabalho, campo de estágio e regulamentação da profissão de sanitarista com base na experiência da implantação do curso de Bacharelado em Saúde Coletiva na Universidade Federal de Pernambuco. As informações descrevem o perfil dos ingressantes da primeira turma de graduação no estado e a análise que emerge das falas no discurso do sujeito coletivo aponta que estes identificam o sanitarista como um profissional crítico e protagonista de importantes mudanças na saúde do Brasil, demonstram conhecimento e otimismo em relação ao mercado de trabalho e os campos de estágio, manifestando maior interesse pela atuação no setor público, sem deixar de apontar outras possibilidades de intervenção para os futuros egressos. No que se refere à regulamentação da profissão, cabe ressaltar seu papel de regulação econômica e social e a importância do Código de Ética dos Sanitaristas, que deverão buscar continuamente ampliar e garantir o direito a ações e serviços de saúde de qualidade para a população. Concluímos que o Bacharelado em Saúde Coletiva é por natureza um curso voltado para rever práticas, construir novos cenários e acima de tudo, contribuir para a construção de um SUS humano, solidário e fraterno.
https://doi.org/10.18569/tempus.v7i3.1392
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